segunda-feira, 5 de setembro de 2011

DICAS IMPORTANTES PARA VCS


Aprendendo a diferenciar os Tipos de Refeições

1) Refeição informal

As refeições informais são aquelas do dia-a-dia. Um exemplo pode ser as refeições feitas em casa, como um lanche, um chá ou até mesmo uma refeição rápida para um amigo que chegou sem avisar, essas refeições não exige muitas cerimônias.

Nas refeições informais, tudo será mais simples, desde as toalhas, guardanapos e talheres, tudo de acordo com o tipo de refeição.

2) Refeição formal

Uma refeição formal tem mais "cerimônia" do que uma refeição diária.

Numa refeição formal, tudo deverá ser feito com o mais alto bom gosto, de acordo com a refeição que for ser servida, seja um almoço ou um jantar.

O anfitrião deverá ter cuidados especiais na escolha do

cardápio,

toalhas,

guardanapos,

louças,

cristais,

talheres.

E organizando a arrumação da mesa, decoração da mesa, preparação das cadeiras, controlar o horário, preparando a recepção aos convidados e supervisionando o preparo dos alimentos na cozinha.


Desjejum

O café da manhã é a primeira refeição do dia, e a preparação da mesa para essa refeição, tanto em hotéis como em casas familiares, é diferente da mesa preparada para um almoço ou um jantar. Abaixo estão alguns itens básicos que poderão ser incluídos de acordo com a nossa cultura:

Sucos de frutas;

Torradas;

Brioches;

Frutas diversas;

Pães e biscoitos;

Bolachas;

Geléias;

Farinhas especiais como aveia;

Açúcar e adoçantes;

Café, leite ou chá;

Omeletes;

Salsichas com molho;

Tortas e doces;

Patês e manteiga.

A composição final dependerá do gosto de cada um.

Chás

Todo mundo sabe que o costume de tomar o chá das 17 horas veio da Inglaterra o famoso chá das cinco onde algumas senhoras se reuniam.

Ele ainda é muito praticado em algumas residências e alguns hotéis disponibilizam esse serviço principalmente para hóspedes europeus que estão habituados e não abrem mão do seu chá das cinco.

O tradicional chá inglês é servido com:

amanteigados,

sanduíches frios ou quentes

ou simplesmente com pão torrado.

Podendo o incrementar com composto de chá, geléias, torradas, tortas, salgados, doces e uma variedade de guloseimas.

Muitos lançamentos de coleções de modas, de jóias ou algum produto feminino são feitos durante a realização de um chá da tarde farto em iguarias.


Tipos de Serviços

Existem diversos tipos de serviços e para isso devemos saber diferenciá-los para quando formos convidados a participar de alguns deles, já saibamos de qual se trata.

Serviço à americana - Buffet

Bom nesse serviço as pessoas se servem à vontade, o cardápio quente fica disposto em rechauds (travessas elétricas onde as comidas ficam em banho maria) e, com a ajuda, ou não, de garçons são servidos.

É indispensável a distribuição de algumas mesas em posições estratégicas, para apoio de copos, guardanapos e demais utensílios utilizados. Uma pequena quantidade de garçons deve ficar atenta para manter os locais sempre limpos e organizados.

É bastante utilizado em recepções aonde as pessoas ficam em pé.

Serviço franco-americano

Semiformal, esse tipo de serviço é apropriado para festas com grande número de pessoas. Na mesa que cada convidado está acomodado (nesse caso, todos se sentam), podem ficar dispostos pratos, talheres e guardanapos. Senão, esses utensílios são colocados sobre uma mesa aparadora, preparada anteriormente para essa finalidade e disposta ao lado das que comportam os rechauds - onde se encontram as iguarias servidas.

Aqui, o próprio convidado prepara o seu prato e volta para o local onde estava. Garçons se incumbem de servir as bebidas e retirar os pratos e talheres usados.

Serviço à inglesa

Esse serviço à inglesa, é quando todos os convidados estão sentados à mesa. Os pratos são servidos pelo garçom , fácil né. Na mesa estão dispostos os talheres, louças e os copos específicos para cada alimento que será servido.

Neste serviço o convidado não precisa pegar os talheres da bandeja para se servir, pois é o garçom que o fará.

Jantar á francesa

É um serviço mais sofisticado e totalmente formal. Os lugares à mesa são marcados com porta cartões (placement), onde consta o nome de cada um à frente do local onde deve se sentar, os pratos são servidos pelo garçon, ou copeira, de acordo com o cardápio e gosto de cada convidado, o garçom leva uma bandeja com a comida, equipada com os talheres de servir cujos cabos estarão voltados para o comensal, que serve a si próprio da quantidade que desejar.

Serviço Empratado

Nesse cado os pratos já vem montados da cozinha um a um, pode-se confundir com o serviço à francesa, vamos lembrar que na francesa cada comensal pega das travessas a quantidade que deseja.


Talheres mais Utilizados

1-Colher de Sopa

2-Colher de Sobremesa

3-Garfo de Mesa

4-Garfo de Sobremesa

5-Garfo de Peixe

6-Faca de Mesa

7-Faca de Sobremesa

8-Faca de Peixe


Mise-in-place

(1) pequeno garfo usado para comer ostras

(2) colher para sopa

(3) e (4) são os talheres para o primeiro prato, normalmente um peixe ou frango (carne branca) - quando peixe, há garfo e faca específicos.

(5) e (6) são para o prato principal

(7) faca de manteiga

(8) guardanapo

(9) é um sous plat - um suporte para o prato que ajuda a embelezar a mesa

(10) prato de pão

(11) copo de água

(12) copo para vinho tinto que acompanha o prato principal

(13) copo para vinho branco que acompanha o primeiro prato

Utilizando os talheres

O prato de almoço ou jantar fica posicionado a, no máximo, um centímetro da borda da mesa. Quando o cardápio incluir, como entrada, creme ou sopa, o prato fundo ou consomê permanece sobre o raso. O pratinho para o pão (ou convert) fica de quatro a cinco centímetros á esquerda, um pouco acima. A faca com a qual se passa a manteiga no pão deve ser mantida sobre a borda da louça, na diagonal ou horizontal, sempre com a área de corte virada para dentro.

No momento da degustação, em primeiro lugar, são usados os talheres mais afastados do prato, tanto do lado esquerdo quanto do direito, conforme as porções vão sendo trocadas. A ordem a ser seguida é sempre de fora para dentro. Na hora de tomar caldos ou cremes, pode-se levá-los á boca pela ponta ou pelo lado da colher, que é segurada pela extremidade do cabo, entre os dedos polegar e indicador.

O garfo é "amparado" pela mão direita (da mesma forma que a colher), mas quando for preciso cortar carnes (somente as mais rijas), deve-se passá-la para a mão esquerda. Com a parte convexa para cima, o alimento é espetado e cortado pedaço a pedaço ( NUNCA SE DEVE CORTAR TUDO DE UMA SÓ VEZ ). Ainda com o garfo na mão esquerda, pequenas porções são levadas á boca.

A faca, depois de usada, fica em descanso na borda(arco) de cima do prato com o corte para dentro, momento em que o garfo volta á mãe direita. Não é errado usá-la para o corte, deixá-la em descanso e comer o pedaço cortado com o garfo na mãe direita. A faca, á direita também pode ajudar a colocar alimentos como arroz, ervilha, entre outros grãos no garfo, mas é deselegante fazer isso sequencialmente.


E quanto ao descanço dos talheres?

Praticamente , segue-se a mesma regra que a utilizada para as facas, ou seja, eles nunca ficam sobre a toalha, nem mesmo o cabo.

Quando usados com a mão direita, devem descansar no prato na mesma posição, com a parte côncova para cima. Quando na esquerda, apoiada deste mesmo lado, com a parte convexa para cima. Observe a figura (1).

Ao final, os talheres têm de ser dispostos dentro do prato ( faca com corte para dentro), no sentido vertical e paralelamente, nunca cruzados no centro do prato. Observe a figura (2).


Guardanapos

De tecido, eles têm de estar dobrados no centro do prato ou á esquerda, nunca no copo. Assim que se senta à mesa, o convidado pega o guardanapo e coloca-o apoiado o colo.

Caso seja grande, é preciso dobrá-lo ao meio e utilizar uma das metades (na extremidade) na hora de levá-lo á boca.

E atenção: ele só deve deve tocar os lábios. Ao final do almoço, ou jantar, basta dobrá-lo novamente e deixá-lo à esquerda do prato.

Os modelos de papéis só podem estar á mesa em ocasiões íntimas e não devem ser levados ao colo.


Dúvidas sobre lavandas?

É uma tigela, geralmente de metal, porcelana ou cristal, colocada sobre o prato de sobremesa, com água até a metade, pétalas de flor ou uma fatia de limão e uma toalhinha.

Só é usada quando, no cardápio estão incluídos pratos que devem ser comidos com as mãos.

Como proceder? Depois de saborear as iguarias, a pessoa coloca a peça do lado esquerdo do prato e leva as pontas dos dedos com delicadeza à águae, então, enxuga-as.


Aprenda os nomes de cada tipo de talher

A identificação correta de cada tipo de talher para determinados tipos de serviço ou alimento é obrigação todos saberem para não acontecer nenhuma gafe.


O jeito certo de comer algumas frutas


Abacate - deve ser servido à mesa como creme.

Abacaxi - descascado e cortado em rodelas, come -se com garfo e faca de sobremesa.

Cereja - deve se segurar pelo cabo, comê -la com as mãos, colocando o caroço no prato de sobremesa.

Caqui - com garfo e faca de sobremesa.

Ameixa - come-se com a mão, depositando o caroço no prato de sobremesa.

Laranja - descascada, come -se com garfo e faca de sobremesa.

Mamão - Deve ser descascado, fatiado ou picado em forma de cubos, come -se com garfo de sobremesa. Quando com casca e a metade, come -se com colher de sobremesa.

Manga – a melhor maneira de servir a manga é cortadas em cubos. Come -se com garfo e faca de sobremesa.

Melão – é apresentado em fatias com a casca. Firmando a fatia com o garfo, separa-se pedacinho a pedacinho da polpa para comer.

Pêssego – com a faca e garfo, descasca-se, vai cortando e comendo pedacinho por pedacinho, não se leva o caroço à boca quando estiver à mesa.

Uva– Servir em cachos já lavados cuidadosamente. É necessário porém uma tesoura própria para cortar os galhos. Come-se como as cerejas.


Taças

As taças permanecem á frente e à direita do prato, na seguinte ordem:

da esquerda para a direita > a maior para a água, seguida pelas apropriadas para o vinho tinto > e o vinho branco "menores" ( leia o artigo "As bebidas e os seus copos"). Mais ao centro da mesa, ficaca a taça para champanhe ou espumante, que pode ser mais alta e estreita ou larga e rasa.

As taças de vinho devem ser seguradas pela haste, principalmente as de vinho branco e champanhe, por serem bebidas servidas em baixa temperatura pois o nosso corpo tem uma temperatura aproximadamente de 36ºC e a mão aquece o vinho, e um fator que pode influencia no aroma do vinho é o cheiro da mão. Então " Segure pela haste".

Há outras maneiras de segurar pela haste, a figura só ilustra que não devemos segurar no bouquet.

E outra coisa dedo mindinho levantado não né ...rsrs


Dicas preciosas!

Em que lugar se sentar?

A mulher deve estar acomodada, de preferência, à direta do homem. Esse é a forma correta para compor a mesa.

Como proceder com as mãos?

Apoiar somente o pulso à mesa, nunca o antebraço ou o cotovelo. Os talheres, quando não manuseados, devem estar em posição de descanço. é bom evitar gesticular com eles em mãos.

O que fazer quando sorvete de limão é servido entreos pratos do cardápio?

Essa "quebra" de sabor é indicada para que o convidado possa sentir melhor o gosto do alimento seguinte. Por isso, vale tomá-lo.

E o caroço da azeitona?

Sempre tive dúvidas quanto ao caroço pois adoro azeitona então pesquisei para vocês: Quando for preciso retirar algum alimento da boca, dese-se usar garfo, colocando a mão à frente, como forma de resguardo.

Primeiro o café ou o licor?

O café deve ser servido primeiro, depois o licor, po se trata de uma bebida digestiva.


As Bebidas e os seus Copos


As Bebidas e os seus Copos


As Bebidas e os seus Copos


As Bebidas e os seus Copos


As Bebidas e os seus Copos


FONTE: GOOGLE+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...