quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Camellia sinensis, o elixir do emagrecimento e boa saúde


Chá verde, chá branco, chá vermelho, chá preto e agora o Chá amarelo. Todos derivados da Camellia sinensis, planta considerada um verdadeiro elixir da boa saúde entre os orientais. A diferença entre os chás são está apenas no momento em que a folha é colhida e processada.
Seus benefícios são vários, ajuda no emagrecimento, combate ao colesterol ruim, ativa o sistema imunológico, reduz o risco de artrose, aterosclerose dentre outras doenças degenerativas, ajuda a controlar a pressão arterial, tem ótima ação cicatrizante por uso tópico.
chá brancoNos países orientais, devido a própria cultura naturalista, esses chás podem ser consumidos por todos sem exceção, já em outros países, inclusive o Brasil, esse consumo deve ser revisto pelo médico, principalmente entre gestantes, lactantes, crianças e pessoas com qualquer problemas com cafeína, apesar dos chás ter um teor bem baixo.
Diferenças entre os chás
Chá branco: feito com os brotos da planta, possui uma concentração maior de substancias por não sofrer a oxidação das folhas e tem saber mais suave, o problema pode ser o preço.
chá verdeChá verde: feito com as folhas verdes, é o mais conhecido, mas tem sabor bem amargo, mas por ser mais conhecido tem um preço melhor.
Chá amarelo: difere do chá verde pelo sabor mais ameno, por ser pouco conhecido pode ter preços bem variados.
Chá vermelho: feito com as folhas secas pelo calor, apesar de ter uma boa concentração de substancias benéficas podem ter um teor de cafeína maior que o branco e verde.
Chá preto: por ter seu teor de cafeína mais concentrado de todos, dve ser consumido com cautela por que tem problemas com a cafeína.



Qual o melhor? Qual deles poderia trazer mais benefícios?
Cada caso é um caso. O que se sabe é que o consumo do chá seja qual for a cor pode sim trazer ótimos benefícios, tanto para saúde quanto para o emagrecimento.
Tem pessoas que não suporta o chá verde, mas se dá bem com o branco ou vermelho. Agora com o chá amarelo, que tem o mesmo poder do verde, e o sabor do branco tudo pode ficar mais fácil.
Mas vamos deixar bem claro, esses chás não são emagrecedores, eles ajudam e muito em sua dieta, mas por si só não fazem milagres.

Consumo

chá vermelhoAtualmente já existem além das folhas para serem feitas como já normalmente, existem as cápsulas e os prontos para serem misturados em água. Mas o fato de ser líquido pode ajudar mais para quem está na dieta, pois além de hidratar, pode ajudar a saciar a vontade de comer.
No caso das cápsulas tomar como indicado na bula.

Quando consumir

Chás em geral podem ser consumidos a qualquer momento, este por ter um certo teor de cafeína deve ser evitado à noite, pois pode ser um estimulante, o que atrapalharia o sono.
O ideal é tomar morno depois das refeições, assim ele dissolve a gordura mais rapidamente, acelerando sua eliminação, e ainda facilita a digestão.
chá pretoNão ferva duas vezes, pois isso faz com que perca as boas substancias.
Beber gelado é uma ótima opção neste calor, para amenizar o gosto coloque um pouco de limão.
Utilize os chás ao invés de água para fazer sucos, pois quando combinados com frutas como o abacaxi, limão ajudam ainda mais o bom funcionamento do organismo.
Quando feito com maçã ajuda a saciar e muito a vontade de comer.
Crie novos sucos a sua escolha e aproveite os benefícios dessa planta.
Atenção caso queira experimentar o chá preto, verifique antes se é derivado da planta Camellia sinensis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...