segunda-feira, 9 de abril de 2012

CUIDADOS COM A SUA MAQUIAGEM





Algumas amigas me pediram pelo e-mail que eu postasse sobre cuidados com os cosméticos. Ano passado, eu já havia postado sobre esse assunto, mas como é um assunto importante e que pode envolver a nossa saúde, vamos conversar sobre ele.
Estive procurando por esse tema na internet durante esse tempo em que fiquei sem escrever no blog. Acabei encontrando, e fiquei "bege" com as coisas que li. Só para terem uma ideia, vocês sabiam que existem pessoas que, sabendo que sua maquiagem ou qualquer outro cosmético já passou da validade, ainda usa? O perigo mora aí, pois para quem não sabe, um cosmético quando passa da validade e é usado assim mesmo, pode causar danos em nossa pele, agravando quadros de acne e causando inflamação em pequenas feridas e lesões.
E sabe o que essas pessoas que usam produtos fora da validade dizem para explicar sua ação?
Que querem evitar o desperdício (ficam com pena de jogar fora um cosmético quase "novo", mas que passou da validade), que os preços dos cosméticos é muito alto...
Só que, o que elas não conseguem enxergar é que, após vencer o prazo de validade do produto, há maior risco de fungos e bactérias crescerem. E o uso de cosméticos vencidos pode trazer danos a pele, causados por essas "pragas".



- COMO CONSERVAR A MAQUIAGEM?


Bom, você primeiro precisa entender que o prazo de validade varia de acordo com as condições do armazenamento do produto. A "data de validade" encontrada na embalagem do cosmético costuma ser o "prazo mínimo" de uso, ou seja, o período em que o fabricante garante que o produto pode ser usado.


Depois dessas informações, cabe ao consumidor avaliar os riscos. Se o cosmético estiver com uma cor diferente, separado em duas fases, com odor diferente ou causa irritação, jogue-o fora imediatamente.


O corretivo facial merece atenção especial. Por que? Por ser usado para a camuflagem de espinhas e imperfeições, ele fica contaminado por bactérias, que voltam para o rosto no próximo uso do cosmético.


Se possui kit de pincéis de maquiagem, ou confia em algum "profissional", ATENÇÃO!
Faça a manutenção do seu kit de maquiagem pelo menos uma vez por mês com água morna e um shampoo neutro. Pergunte ao profissional que faz seu make ou tente observar se essa manutenção é feita.
O mesmo se dá com as esponjinhas usadas. Lave ou troque elas em cada mês. O mesmo se dá com esmaltes e os objetos para uso de cuidados com as unhas. Eles devem ser esterilizados antes de serem usados. (peças de aço inox, como alicates). Objetos de madeira, como lixas e palitos, devem ser trocados regularmente. Os esmaltes, assim como cosméticos, devem ser guardados em lugar fresco e seco.


Lave e seque bem suas mãos antes de manipular qualquer produto de beleza. Para melhor higiene, use uma espátula para retirar o produto da embalagem, em vez de usar os dedos.


Se você teve conjuntivite e usou uma máscara de cílios, com certeza a bactéria ainda está no tubinho do rímel. O mesmo se dá quando você tem um herpes labial e usa um gloss. Não use-os novamente, e livre-se deles. No caso de batons e delineador para olhos (lápis), corte a pontinha, e poderá usar o resto.


Ao aplicar maquiagem numa espinha ou cravo, use um cotonete. Evite usar o pincel ou a esponja, pois podem estar contaminados.
Alguns pós compactos não tem separação entre a esponjinha e o pó, por isso, use um papel para evitar o contato, e lembre-se de lavar ou trocar a esponjinha todo o mês.


Produtos que normalmente levamos na bolsa também sofrem por causa do calor e do transporte diário. Por esse motivo, seu prazo de validade é reduzido. Transporte apenas o necessário e troque esses produtos com maior frequencia.


Use cosméticos com embalagens menores, assim você poderá usá-lo na quantidade certa e principalmente, usará dentro da validade, sem correr riscos.





- ONDE DEVO GUARDAR MINHAS MAQUIAGENS E OUTROS TIPOS DE COSMÉTICOS?


Guarde-os em caixas transparentes, em lugar fresco, seco e escuro. Poderá guardar em um armário ou penteadeira com gavetas. Nunca guarde no banheiro.É o pior lugar para guardar cosméticos. Sabe por que? O calor, o vapor e a pouca ventilação contribuem para a proliferação de bacterias e fungos e alteram a composição do cosmético.
Quanto mais seco e arejado é o local, maior a duração do cosmético.

Quer saber qual a duração de cada produto? Abaixo segue o tempo aproximado de duração:


Maquiagem para o rosto - 6 meses para os produtos líquidos e dois anos para os produtos em pó.


Rímel - 3 meses


Delineador e sombra - Delineadores líquidos duram até 3 meses, sombras cremosas duram 6 meses, lápis e sombras em pó duram 2 anos.


Batons e delineador labial - 2 anos. Batons de longa duração costumam ter validade menor pois contem substâncias que evaporam mais rápido do que a dos produtos tradicionais.


Esmaltes - 2 anos. Assim como as maquiagens e outros cosméticos, os esmaltes não devem ser guardados em ambientes como o banheiro, que são úmidos e onde podem haver proliferação de bactérias.


Perfumes - 2 anos.


Filtro Solar - 6 meses.


Cremes para rosto - 6 meses


Produtos para o cabelo - 1 ano.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...