quinta-feira, 5 de julho de 2012

Tutorial: como fazer as unhas em casa e deixar o esmalte perfeito por mais tempo – ATUALIZADO


fazendo sua unha
Faço minhas unhas em casa desde a adolescência, pois sempre detestei quando as manicures ficavam opinando em qual cor eu deveria pintar a minha unha, ou a quantidade de “bifes” que elas tiravam – não generalizo, pois sei que existem inúmeras manicures super caprichosas, eu que sou bem azarada mesmo.
Sou viciada em esmaltes. Minha coleção deve passar de 120 frascos de cores e marcas diferentes, mas mesmo com essa quantidade absurda de esmaltes eu saio no lucro, pois não pago R$20,00 semanais para ir ao salão fazer a unha, é uma maravilha.
Como sempre usei muitos esmaltes, reparei que depois que as marcas resolveram deixar seus esmaltes hipoalérgicos, a durabilidade deles na unha não é a mesma. Isso já foi notado por várias pessoas que tem site.
Então resolvi fazer um tutorial básico, de como faço as minhas unhas e o principal fator do tutorial é como que faço para que meu esmalte dure uma semana sem lascar demais (isso lavando louça e mexendo com água o tempo).
O que você vai precisar: (estilo programa da Eliana na época do bom dia e Cia)
  • Lixa
  • Alicate de cutículas
  • Amolecedor de cutículas
  • Algodão
  • Borrifador de água
  • Espátula de unha
  • Acetona
  • Base preparadora da cor (colorama)
  • Esmalte de sua preferência
  • Base transparente sem ser hipoalérgica
  • Cobertura intensificadora da cor (colorama)
  • Óleo secante
Fotos – amolecedor de cutículas, bases e óleo secante:



ps: este tutorial serve para qualquer pessoa. Se você for alérgica a esmaltes substitua a base comum por uma da linha hipoalérgica.
Passo-a-passo com fotos:

1) Lixar as unhas – reparem na quantidade de cutículas acumuladas em uma semana.
2) Aplique o amolecedor de cutículas como na foto – pode ser qualquer marca, usei da Skafe que depois renderá em uma resenha – mas pode ser qualquer um, eu, por exemplo, tenho umas 4 marcas diferentes aqui.
3) Separe pedaços finos de algodão e faça com que eles fiquem presos no amolecedor de cutículas, como mostrado na foto:
4) Borrife água sobre o algodão até que fique bem molhado e deixe agir por uns 5 minutos:
5) Agora você irá retirar o algodão molhado da respectiva unha que for remover a cutícula com o alicate, ou seja, mantenha as outras unhas com o algodão, apenas retire quando for trabalhar nela.
6) Com uma espátula de unhas você irá afastar levemente a cutícula:
7) Retire o excesso de cutícula com o alicate. Atenção, não retire muito, para que não haja lesões.
8) Após retirar o excesso de cutícula de todas as unhas, você irá umedecer um algodão com acetona e passar em todas elas, para que assim não fique resíduo algum do amolecedor de cutículas.
9) Passe uma camada de base preparadora da cor – ela deixa a unha com uma textura mais áspera, fazendo com que o esmalte fixe melhor na unha:
10) Passe o esmalte de sua preferência, e em cada camada que passar retire à pontinha, desta forma a durabilidade do esmalte é maior:
11) Passe uma camada de base sem ser hipoalérgica.
12) Passe uma camada de intensificador de cor.
13) Passe óleo secante.
Essa técnica de amolecer a cutícula com o algodão molhado, já é utilizada em diversos salões aqui do Rio de Janeiro e já houve até reportagem no G1 sobre o assunto. Eu uso há muito tempo e acho bem legal, é muito melhor do que deixar as mãos e os pés dentro d’agua.
Esta solução que encontrei para deixar o esmalte mais “durável”, surgiu quando notei que após a retirada dos componentes que causavam alergia, os esmaltes ficaram mais fracos e lascavam com uma facilidade maior. Então pensei em passar uma base comum para finalizar o processo, como uma forma de selar o esmalte mesmo. Já a base intensificadora serve para dar um brilho extra e proteger ainda mais o esmalte.
Ao decorrer da semana você pode reaplicar a base intensificadora, para dar uma nova cobertura e aumentar a resistência e o brilho do esmalte, após o desgaste do dia-a-dia.
Esta é uma foto das minhas unhas após oito dias de tê-las feito, isto porque não reapliquei o intensificador durante a semana, pois esqueci:
Para encontrar uma base comum é só ir a uma loja de cosméticos e comprar bases para manicure, de frascos de 100 ml ou procurar alguma base de uma marca que não seja hipoalérgica.
O próximo tutorial de unhas será de como fazer a manutenção da cutícula ao decorrer da semana.
Espero que de certo para vocês, pois já dei esta dica para diversas pessoas e funcionou também. Boa sorte, e qualquer dúvida é só deixar um comentário.
———————————————————-
Atenção: quando o esmalte for muito espesso a você passar mais de duas camadas, espere o esmalte dar uma leve secada para aplicar a base, para evitar “riscos” no esmalte! Nestes casos, para que o esmalte não fica muito “grosso” passe a base intensificadora apenas na manutenção semanal da unha, quando o esmalte estiver perdendo a textura original.
Solucionando as dúvidas:
fazendo sua unha
Ontem fizeram uma pergunta muito pertinente na postagem sobre a técnica de como deixar o esmalte durar mais na unha. A pergunta foi basicamente essa:
“Usar estes quatro passos não deixa o esmalte muito ‘grosso’?”
Então resolvi fazer uma postagem sobre a pergunta e com mais algumas considerações que achei importantes.
Esta técnica deve ser feita nessa exata ordem: base preparadora, esmalte desejado, base comum e o intensificador. Por incrível que pareça, o esmalte não fica muito espesso e acredito que tirar a ponta do esmalte ajuda mais ainda. Mas obviamente, a espessura das camadas depende da textura do esmalte, existem esmaltes da mesma marca que são de cobertura mais fina e outros de cobertura extremamente grossa.
Outra coisa que foi abordada em comentário foi sobre extra-brilho. Eu já testei várias destas bases que podemos chamar de finalizadoras. Já usei importadas e nacionais e a da Colorama realmente foi a que funcionou melhor para mim, até agora não tive nada para reclamar, ela é meio 3 em 1, pois ela dá brilho, aumenta a durabilidade a agiliza a secagem. O extra-brilho da Riqué não funciona muito bem para proteger o esmalte, mas somente para dar um brilho a mais, não recomendo usá-lo se o objetivo for aumentar a durabilidade do esmalte.
Então pensando nisso tive a idéia de postar semanalmente a durabilidade de cada esmalte que eu passar. Todo domingo faço a minha unha, então no domingo seguinte irei escrever as considerações sobre ele e fotos de cada dia, para vocês terem uma idéia do desgaste semanal de cada um. Irei dizer também às manutenções que fiz durante a semana, pois como ensinei no tutorial, sempre que o esmalte começar a perder o brilho ou a cobertura você deve aplicar novamente a cobertura intensificadora.
Acredito que será bem legal, pois vocês terão uma idéia real dos esmaltes que duram mais e dos que não duram tanto assim. Pois existem momentos que não podemos ficar dependendo da boa vontade do esmalte, como em ocasiões especiais.
……………………………………………………………………………………………………………
Como resolvi fazer estas postagens sobre a durabilidade dos esmaltes hoje, não tirei as fotos de cada dia do esmalte que passei esta semana, o “Rosa Antigo” da Colorama. Mas mesmo assim irei fazer algumas considerações sobre ele:
Cobertura:
Média. Duas camadas já deixam as unhas da tonalidade do esmalte no vidro. Não deixa o esmalte muito espesso na unha.
……………………………………………………………………………………………………………
Manutenção:
uma camada de base intensificadora na quarta-feira.
……………………………………………………………………………………………………………
Durabilidade:
Perfeita. Este é um dos esmaltes que tem melhor durabilidade na minha unha, ele teve apenas uma lasca no polegar durante a semana toda. Não usei luvas para fazer tarefas domésticas, nem para lavar os cabelos, usei água o tempo todo, ou seja, uma semana normal.
Esta é uma foto que tirei hoje, uma semana após ter passado, se não fosse o fato da unha ter crescido nem precisaria retirar o esmalte:
Se olharem a foto em qualidade alta, verão que a textura do esmalte já estava irregular, ou seja, já precisaria de uma camada de base intensificadora.
……………………………………………………………………………………………………………
Qualquer dúvida ou consideração deixem comentários.

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...