terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dia da Consciência Negra 20 de Novembro: Zumbi dos Palmares Tudo sobre

conscienci negra 300x215 Dia da Consciência Negra 20 de Novembro: Zumbi dos Palmares Tudo sobre

No Brasil, em 20 de novembro, é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra. Embora nem todas as regiões tratem a data como um feriado, essa época costuma ser dedicada à reflexão sobre a forma como os negros foram subjugados e a sua situação na nossa sociedade hoje em dia.

O dia 20 de novembro foi escolhido para representar a consciência negra por coincidir com a morte de Zumbi dos Palmares, personagem histórico e sinônimo da luta contra a escravidão e os abusos impostos pelos senhores nos engenhos e nas fazendas do nordeste brasileiro.

Zumbi teria sido o líder do Quilombo dos Palmares, o mais famoso quilombo do Brasil, que foi invadido pelo bandeirante Domingos Jorge Velho em 1694. Apesar de conseguir fugir, Zumbi foi traído por Antonio Soares e morto. Sua cabeça foi exposta em praça pública e o Quilombo dos Palmares destruído.

Como uma tentativa de lembrar a importância de Zumbi e de muitos outros herois negros que temo hoje, são realizadas palestras e eventos educativos onde são discutidos temas como a inserção do negro no mercado de trabalho, as cotas universitárias, o respeito à diversidade de etnias e a valorização da cultura afro.

FONTE: GOOGLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...