sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Os Carboidratos e Suas Funções Orgânicas

Os carboidratos e suas funções orgânicas 1 Os Carboidratos e Suas Funções Orgânicas

Os carboidratos são compostos orgânicos que contêm carbono, hidrogênio e oxigênio. São chamados de alimentos energéticos, pois possuem calorias suficientes para garantir que o organismo tenha energia para executar as tarefas do dia a dia com disposição. Estima-se que a cada grama consumida de carboidrato, quatro calorias foram fornecidas para o organismo.

Os carboidratos possuem várias funções, mas dentre elas a mais importante, com certeza, é a energética, como citamos acima. Estes compostos também atuam como elementos estruturais e na proteção das células contra bactérias e fungos, além de ajudar na evolução dos tecidos e células animais. Os carboidratos também agem como lubrificantes naturais em articulações muito magras, melhorando a interação entre as células.

Os carboidratos também são a única fonte de energia para que o nosso cérebro funcione perfeitamente, de forma saudável. Eles fornecem, ainda, energia para que o nosso organismo funcione, isto é, auxilia na respiração, nos batimentos cardíacos, na circulação sanguínea e outros. Carboidratos também são muito importantes para a manutenção de nossa temperatura corporal.

Em nossa alimentação diária, os carboidratos podem compor até 60% do total de calorias consumidas. Mesmo sendo completamente benéficos, é preciso ter atenção com os carboidratos ricos em açúcar por serem muito calóricos. Os vegetais, grãos, frutas e cereais ricos em carboidratos podem ser consumidos à vontade, principalmente por possuírem também muitas fibras, o que favorece o funcionamento do intestino. Os alimentos que mais servem como fonte para o consumo de carboidratos são arroz, batata, macarrão, pães, biscoitos, entre outros.
FONTE: Ingrid de Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...