sexta-feira, 22 de março de 2013

Suco de uva e vinho previnem doenças

O vinho e o suco de uva podem agir na prevenção de doenças, principalmente doenças cardíacas. (Foto: Divulgação)

O vinho é uma das bebidas mais antigas, tão antiga quanto à civilização humana. Isso é o que os achados arqueológicos mais recentes dizem, que o vinho parece ter surgido durante o final do período neolítico. Sua fabricação foi sendo aprendida por diferentes povo, até ser levada aos comerciantes. O vinho é feito a partir do suco de uva, e com todas as suas propriedades, o suco de uva e o vinho previnem doenças e ajudam a manter o organismo saudável.

Desde o surgimento do vinho, a partir do suco de uva, muitos estudos pesquisam seus benefícios e malefícios. Os malefícios são ligados ao alto consumo, por possuir alto teor alcoólico, e quando ingerido em grande quantidade e a longo prazo pode causar danos severos a saúde. Uma vez que consumido em pequena quantidade todo o dia, o vinho pode ajudar e muito na nossa saúde.
Suco de uva e vinho previne doenças

Do ponto de vista nutritivo o álcool do vinho preserva as substâncias fenólicas, vitaminas e aminoácidos encontrados na uva, que junto com os nutrientes da comida dava o suficiente para manter musculatura e esqueleto prontos para as jornadas de trabalho nos tempos antigos, por isso sempre foi vista como uma bebida sagrada.

Os benefícios que o vinho proporciona à saúde começaram e ser descobertos na década de 70, quando estudos epidemiológicos evidenciaram que, apesar de terem hábitos de vida pouco saudáveis, como fumar, beber e comer muita gordura de origem animal, os franceses (em especial os do sul da França) tinham uma baixa incidência de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral em relação à média mundial.

Os estudos epidemiológicos mostravam que quando indivíduos que bebiam rotineiramente vinho branco eram separados daqueles que bebiam vinho tinto, o segundo grupo apresentava resultados ainda mais eficientes em termos de proteção cardiovascular. Então deduziu-se que as substâncias que dão cor ao vinho chamadas de procianidinas deviam ser as grandes responsáveis.

Efetivamente as procianidinas estão em mais quantidade no vinho tinto e em padrões de ligação entre duas e três unidades – chamadas de dímeros e trímeros – justamente as mais ativas, em comparação com as formas monoméricas (de apenas uma molécula isolada) do vinho branco. Procianidinas do vinho tinto, além de poderosos antioxidantes, protegem a parede dos vasos, evitando a formação de um tipo de célula conhecida por “esponjosa”, que é o primeiro passo na formação da aterosclerose.

FONTE: GOOGLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...