sexta-feira, 19 de abril de 2013

Receita De Pãozinho Recheado Super Diferente

pão recheado

Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher de sobremesa de sal
1 e 1/2 colher de sopa de açúcar
1/2 colher de sopa de leite em pó
1 colher de sopa de manteiga (de preferência, sem sal)
1 tablete (15 g) de fermento biológico fresco
140 ml de água

Coloque em um recipiente os “secos”: farinha de trigo, sal, açúcar, leite em pó, manteiga e o fermento biológico esfarelado.
Misture com uma colher e com as mãos.
Vá acrescentando a água aos poucos, misturando ainda dentro do recipiente.
Retire a massa do recipiente e leve a uma bancada. Ela vai estar grudando nas suas mãos e na bancada, mas você vai ser forte e não colocará mais farinha.
Vá sovando a massa (em torno de 15 minutos).
Deixe descansar uns 20 min.
Estique com rolo e coloque o recheio como mostra (o recheio que quiser).
Feche com copo ou cortador, aperte nas bordinhas para fechar bem e deixe descansar mais 40 minutos.
Pincele ovo batidinho ou o que preferir, e leve ao forno médio até dourar, cerca de 30 minutos.

Recheio que parece ser o da foto:
Tomate em rodelas não muito finas
Ervas à gpstp (manjericão fresco, orégano seco ou fresco, tomilho)
Queijo ralado grosso, à sua escolha
Espinafre levemente refogado

Observações da autora da postagem de massa de pão:

1. Sovar a massa:
Puxe um punhado de massa na sua direção e empurre com o punho, fazendo força para frente e para baixo, repetindo esse movimento e mudando a posição da massa na bancada. Tem que sovar bastante, eu passei uns 15 minutos amassando a bicha. Nesse amassa-amassa, vai chegar um momento que a massa ficará elástica e não grudará mais na bancada e nas suas mãos. A explicação é que, sovando bem, você estará desenvolvendo a rede de glúten da farinha (???). Ok, deixará de ser pegajosa.

2. Fazer pãezinhos individuais:
Se quiser fazer só os pãezinhos individuais, separe a massa em partes iguais e faça bolinhas, coloque na assadeira e deixe descansar os 20 minutos. Passado esse tempo, modele as bolinhas a seu gosto (fiz compridas, no formato de pão de hot dog, mas devia ter dado mais altura) e coloque de novo na assadeira, dessa vez deixe crescendo uns 40 min. Pincele ovo batido (opcional) e leve ao forno médio até dourar. Aqui ficou uns 30 min, mas fique de olho.

3. Outros tipos de pães com essa massa:
Como você não ficou acrescentando mais farinha de trigo ao léu na hora de sovar a massa, o pão não fica com aspecto pesado, a massa fica muito leve e fofa. Você pode colocar um pouco de parmesão ralado em cima de cada pão antes de assar para ficar aquela crosta de queijo. Para pães doces, depois do primeiro descanso, recheie a bolinha com um pedaço de goiabada e prepare uma calda (fondant ou açúcar de confeiteiro + água) para jogar em cima do pão depois de assado. Passado esse tempo, modele as bolinhas a seu gosto (fiz compridas, no formato de pão de hot dog, mas devia ter dado mais altura) e coloque de novo na assadeira, dessa vez deixe crescendo uns 40 min. Pincele ovo batido (opcional) e leve ao forno médio até dourar. Aqui ficou uns 30 min, mas fique de olho.
Essa receita de massa para pão caseiro é para anotar e guardar do lado esquerdo do peito (ou na porta da geladeira): fora o fermento biológico fresco para pão, que é mais específico, os ingredientes são muito simples, o preparo também não requer grandes habilidades e a massa serve tanto para pães salgados quanto para pães doces. Você terá um pão leve, fofo e macio, pois tem uns “pulos do gato”. Depois de passar a receita, indico sugestões de variação. Ir à padaria? Hoje não.

Vontade de comer pão e preguiça de sair para comprar no supermercado/padaria. Na lógica maluca dessa que vos escreve, a melhor solução era ir para a cozinha preparar um pãozinho. À primeira vista, pode parecer que acabei tendo mais trabalho, mas essa receita de pão caseiro é tão prática que o trabalho foi muito pouco e acho que saí lucrando. O clima quente do dia ainda fez o favor de diminuir a espera para crescimento da massa. O resultado foi um pão caseiro quentinho, do tipo “sovado”, “suíço”, que fica bem macio e com casca fina. A mesma massa pode ser modelada para fazer pão de hot dog e pão de hambúrguer, além de pães recheados. É, acho que saí no lucro.

O “pulo do gato” é fazer do jeito que fazem na padaria: adicionar o líquido (água) aos secos, e não o contrário – colocar farinha na mistura líquida -, como a gente costuma fazer em casa. Outro segredo: a farinha é na quantidade indicada e só. Nada de colocar mais farinha para a massa não grudar. É bem diferente do jeito que se costuma fazer pão em casa, mas seguindo as quantidades e instruções, garanto, sai um pão leve, fofo e macio.


FONTE: GOOGLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...