segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Unipê abre Outubro Rosa com ação na Maternidade Cândida Vargas, na Capital


O Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) abriu o ‘Outubro Rosa’ com uma ação na Maternidade Cândida Vargas, na Capital. Professores e alunos do 9º período do curso de Fisioterapia realizaram, na última terça-feira (dia 1º), uma palestra sobre a prevenção do câncer de mama para grávidas, acompanhantes e mulheres que haviam ganhado bebê na unidade (puérperas). Na Paraíba, o câncer de mama já matou 2.114 pessoas (de 1999 a este ano), 98,3% do sexo feminino e 1,65% do sexo masculino, segundo o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB).

Durante a atividade, na Enfermaria Canguru da Cândida Vargas, foi feita a demonstração do autoexame e as mulheres receberam material educativo da campanha. “Foram abordados os seguintes pontos: a significação do ‘Outubro Rosa, a definição do câncer de mama, os fatores de risco, a mamografia como exame complementar, a explicação e demonstração do autoexame e, ainda, a amamentação como fator de prevenção do câncer de mama. No final, houve um sorteio de brindes”, informou a professora Maria Elma de Sousa, coordenadora do curso de Fisioterapia do Unipê.

Maior causa de morte entre mulheres

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Somente em 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil. O rosa simboliza o alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, para reduzir os riscos que aparecem nesta faixa etária.

Programação

O Unipê realizará, de 8 a 12 deste mês, a III Semana do Outubro Rosa, com ações em hospitais, maternidades e unidades de saúde da família (USFs) da Capital e do município de Cabedelo, para estimular a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Segundo a professora Maria Elma, haverá palestras, apresentação de peças teatrais sobre o tema, exibição de filme e distribuição de materiais no Complexo Hospitalar Arlinda Marques, Lar da Providência, no Hospital São Vicente de Paulo, Clube da Pessoa Idosa e nas unidades de saúde da família (USFs) de Cabedelo.

ODM

Integrante do movimento ‘Nós Podemos Paraíba’, o Unipê foca várias de suas ações na saúde feminina. Aliás, melhorar a saúde da mulher e reduzir a mortalidade materna estão entre os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), instituídos pela ONU para melhorar a qualidade de vida no mundo. A Instituição abraçou essa causa e oferece, há mais de 40 anos, atendimentos de saúde gratuitos a esse público, em suas clínicas-escola.

O movimento

A campanha Outubro Rosa surgiu em 1990, quando foi promovida em Nova Iorque a 1ª ‘Corrida pela cura’. O movimento ganhou força e hoje é realizado em vários países, entre eles, no Brasil. Na Paraíba, a ONG Amigos do Peito trouxe a campanha em 2011, para João Pessoa.

FONTE: Assessoria de Comunicação - ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...