domingo, 1 de dezembro de 2013

Decoração de Natal



Provavelmente, a data comemorativa mais vaidosa que temos em nosso calendário é o Natal, pois é uma época em que a decoração é muito importante e se destaca muito em meio ao seu significado, que é vida, amor, luz e paz. Sendo assim, não basta termos apenas um panetone em cima da mesa, pois precisamos de uma decoração completa, indo além da árvore de Natal.

Decoração de natal externa

Em primeiro lugar, o que precisamos para uma decoração de Natal? Vários itens podem ser usados para guiar todo um arranjo, sendo estes os mais tradicionais e usados pelas pessoas: Árvore de Natal e seus enfeites; Fitas coloridas; Bolinhas; Velas; Luzes (pisca-pisca); Tecidos nas cores do Natal (vermelho, verde e branco) ou em outras cores mais neutras (azul e amarelo).

Confira abaixo algumas dicas de como lidar com esses e outros itens e decorar sua casa no Natal de maneira linda, fácil e criativa.

Decoração de Natal de Mesa de Jantar


O local da ceia merece todo um toque de decoração para acompanhar o clima da casa, que provavelmente estará repleta de enfeites. Ao mesmo tempo em que devemos decorar a mesa de jantar, não devemos exagerar em itens ou cores, afinal o foco serão as comidas e bebidas, mas mesmo assim devemos ser a favor a uma decoração.

De modo geral, deve ser usada uma decoração bem clean, predominando as cores claras com alguns detalhes em cores mais fortes para se destacarem. Como por exemplo, temos um conjunto de pratos brancos com detalhes vermelhos; taças levemente coloridas; o pano da mesa pode ser clarinho e bordado com detalhes ligados às cores do Natal; aposte também em guardanapos e lenços de mesas decorados chamando mais atenção do que a mesa como um todo; entre outros.

Em casos de mesas grandes, na qual sentará dentre cinco a dez pessoas, o uso de plantas remete à serenidade e paz ao ambiente. Podem ser raminhos fininhos espalhados pela mesa próximos aos copos ou taças; como também um ou dois vasinhos pequenos e coloridos bem posicionados pela mesa. Outra ideia ligada à natureza e serenidade é levar a mesa de jantar para o jardim, que tal? Uma ceia ao ar livre é bem atraente, ainda mais em casas grandes, com espaços de lazer e com muitos convidados. Além de vasinhos, você pode decorar a mesa com pequenas árvores de Natal; velas coloridas e enfeitadas de modo artesanal ou não; arranjo de flores das cores do Natal ou do tema da sua mesa.

Ao selecionar um tema para a sua mesa, você passa a entender com mais facilidade os seus próprios gostos e como você pode arrumar a mesa. Para temas mais tradicionais, use as cores básicas do Natal, decore com árvores pequeninas, miniaturas de Papai Noel, entre outros; Para temas mais clássicos, utilize cores neutras como o azul, branco, verde e capriche na fineza; Para temas ousados, use um dourado ou prata e torne a mesa uma verdadeira ceia de ouro. Seja ousado!

Decoração de Natal Artesanal


Esse é o famoso “faça você mesmo”, o qual as pessoas adoram por ser fácil, barato em comparação a enfeites comprados e prazerosos de se fazer. O artesanato e o Natal sempre andaram juntos, pois as pessoas costumam decorar sua casa de acordo com suas preferências, fazendo de maneira artesanal.

É fácil, basta ter todos os materiais necessários e pôr seus conhecimentos e criatividade em prática. Materiais básicos como isopor, tinta guache, papel comum, papelão, tesoura, cola, fitas coloridas, papel alumínio, cartolinas, entre outros, são considerados ótimos e de fácil manuseio para criação de decoração para essa data. Com eles, qualquer tipo de decoração pode ser feito artesanalmente, desde enfeites pequeninos até a grande árvore que é a atração da sala em dia de Natal.

A criatividade artesanal pode surgir em uma árvore de Natal a partir do momento em que ela pode ser de qualquer forma, portanto você pode fazer um desenho clássico de uma árvore de Natal em um papelão, cortar seu molde e enfeitá-lo em seguida, com tinta, colagens e afins! Além de papelão, sua árvore pode ser de arames sem pontas, daqueles que você pode moldar qualquer coisa. Molde em formato de árvore e depois pendure os enfeites. Simples e criativo!

Seus enfeites podem ser dos mais diferentes materiais. As bolinhas, aquelas das árvores ou as que ficam penduradas no teto anexadas com fita, podem ser feitas de isopor pintado com tinta colorida; podem ser também feitas de papel colorido amassado envolto a um pedaço de barbante, sendo de uma a três cores diferenciadas; enfeites de estrelinhas podem acompanhar fotos das pessoas da família em casa; você também pode pendurar chocolates na árvore; corte moldes em tecidos coloridos como PVC e enfeite de forma colorida; entre outros.

Certos materiais em casa ajudam muito na decoração de Natal, tais como o rolo interno de papel higiênico, que com dois olhinhos e um gorrinho de PVC se torna um bonequinho de enfeite de estante; lâmpadas, as quais podem ser enfeitadas da mesma forma do rolo interno de papel e virarem enfeites de árvore de Natal ao serem penduradas; livros grandes e grossos empilhados podem formar uma árvore de Natal, o que é extremamente criativo; uma meia, a qual sendo pintada e decorada torna-se a meia de presentes do Papai Noel; entre outros.

Com tinta ou papel alumínio, você também pode decorar as velas, as quais servem em qualquer local da casa nessa época de ano. Com uma faca não tão pontiaguda, você pode redefinir o formato da vela através de raspagem com esse utensílio, basta paciência e concentração. Você também pode armazenar essas velas, as menores, em caixinhas recortadas em diversos formatos nas laterais; como por exemplo, uma caixinha vermelha com a vela dentro, com formatos de estrelas cortados nos lados e a luz do fogo saindo pelos feixes. Magnífico, simples e barato!
Decoração de natal diferente


Achei essa imagem de banheiro decorado para o natal muito bacana. Dessa forma agente quebra um paradigma que a decoração de natal não precisar estar em toda casa. Vamos realmente entrar no clima natalino gente, use a abuse de sua imaginação.

Decorar não é difícil, apenas exige paciência e detalhamentos, ainda mais em uma época de ano tão linda e exuberante que é o Natal.

Galeria de fotos de decoração de natal





FONTE: .designdeinteriores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...