sábado, 10 de maio de 2014

Dicas para acabar de vez com a caspa

Dicas para acabar de vez com a caspa



Vamos falar agora de um problema que, sem dúvida, deixa muitas mulheres desconfortáveis, principalmente, na hora de usar um roupa de cor escura, quando ela é mais notada…ah, claro, estou falando dela, da indesejável caspa. Para quem não sabe, a caspa nada mais é que o excesso de descamação da pele do couro cabeludo, que muitas vezes vem acompanhada de coceiras e inflamação, embora seja mais frequente em homens, as mulheres não ficam de fora dessa.

Muitas podem ser a causa da caspa, desde estresse, falta de vitaminas e nutrientes, hábitos rotineiros e produtos que levam o couro cabeludo a descascar inteiramente, formando aquelas casquinhas super, hiper, ultra desagradáveis, mas, a boa notícia é que ela não precisa ser uma amiga para toda a vida, você pode dar adeus, desde que tome alguns cuidados.

Nem mesmo os bebês ficam de fora desse tormento, pois a caspa pode também chegar até eles, formando a chamada crosta láctea, que geralmente não provoca coceira, mas nesse caso, é só aplicar um pouco de óleo mineral ou de óleo de amêndoas na raiz dos cabelos, pentear com um pente fino, e depois lavar os cabelos do bebê com shampoo neutro que pronto, a caspa vai embora.

Pois bem, já sabemos que a caspa não perdoa, aparece em homens, mulheres e até bebês, e pode acabar com qualquer look, com suas casquinhas visíveis, porém, a boa notícia é que em qualquer caso ela pode ser tratada e um dos segredos para dar adeus à caspa é mantendo a oleosidade do couro cabeludo sobre controle, o que pode ser feito lavando diariamente o cabelo com shampoos próprios, aqueles escritos anti-caspa no rótulo ou que contenham ingredientes como sulfeto de selênio, ciclopirox olamina ou cetoconazol, porém, se o caso for mais grave, aquele acompanhado de inflamação e coceira, o mais indicado é apelar para soluções tópicas, que contenham ácido salicílico, antifúngicos ou corticóides.

Vale lembrar que em qualquer quadro de caspa, onde a descamação e a coceira no couro cabeludo venham de forma tanto leve, média ou intensa, o dermatologista deve sempre ser consultado para identificar as possíveis causas da caspa, além de indicar o tratamento adequado, porém, você pode tomar algumas medidas simples para acabar com a caspa:



-Penteie os cabelos regularmente, para distribuir a oleosidade da raiz por todo o fio e evitar a formação da caspa.

-Beba no mínimo 1,5L de água por dia;

-Evite estresse;

-Se não consegue evitar o estresse, pratique exercícios físicos regularmente, combine-os com uma alimentação balanceada;

-Cuide de sua alimentação, evite alimentos ricos em gordura;

-Evite banhos com água muito quente, pois a água quente estimula a oleosidade da raiz dos cabelos;

-Lave os cabelos regularmente, sem exagerar, pois o excesso de lavagem pode remover toda a oleosidade e acabar ressecando ainda mais o couro cabeludo.

-Nunca esfregue o couro cabeludo com as unhas, isso pode causar ferimentos na cabeça, em vez disso, faça massagens com a ponta dos dedos, em movimentos suaves e circulares;

-Ao usar o xampu anticaspa, sempre deixe-o agir pelo menos cinco minutos no couro cabeludo e use esse tipo de produto todos os dias até que a caspa se reduza, e depois mantenha o tratamento utilizando esses cosméticos de 2 a 3 vezes por semana;

-Evite dormir com os cabelos molhados ou úmidos, além de causar caspa, pode causar danos aos fios, além de deixar seus cabelos indomáveis pela manhã;

-Evite usar bonés e chapéus.

Receitas caseiras

- Aplique um pouquinho de óleo de amêndoas ou de coco na raiz dos cabelos e massageie o couro cabeludo suavemente, depois, enrole os cabelos com uma toalha, um lenço ou uma touca e deixe o óleo agir a noite toda. No dia seguinte lave normalmente. Repita o processo até reduzir a caspa.

- Aplique no couro cabeludo uma mistura meio a meio de água e vinagre de maçã. Lave o cabelo normalmente e depois aplique a mistura. Deixe agir por 15 minutos e depois lave com água, não se preocupe, o cheiro do vinagre some depois que o cabelo seca.

- Invista em shampoos naturais, à base de ervas como alecrim, tomilho, aipo, salva e eucalipto, eles são eficazes contra a caspa, devido as suas propriedades anti-sépticas e anti-fúngicas.

FONTE: BELEZA E MODA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...