quarta-feira, 11 de junho de 2014

Dicas para dar adeus à gordura trans na lancheira das crianças



FONTE: Mariana Della Barba

Quem acompanha o blog sabe que a gente defende a maternidade real, ou seja, nada de ficar pintando de cor de rosa a tarefa de criar os filhos.

Então, vou ser bem honesta. Dá pra proibir que os filhos comam porcarias? Dá... um dia ou outro. Mas no geral, não rola.

Sempre tem alguém oferecendo algo nada saudável ou uma mãe mezzo apressada mezzo sem paciência que lança mão de uma bolacha (ou mais) pra filha ficar quietinha na hora de fazer um exame, por exemplo.

Então, já que não dá pra ser super saudável 100% do tempo, como fazer para minimizar os danos? Na minha opinião, em um mundo ideal, a alternativa é fazer toda a comida do seu filho em casa, sempre. Do arroz-e-feijão ao biscoitinho. Do iogurte ao cereal pra comer com leite.


Assim, você se livra de conservantes, corantes e afins dos alimentos industrializados. Mas, de novo, na vida real nem sempre há tempo pra isso.

Então, o jeito é escolher produtos mais saudáveis e com menos "porcarias", incluindo aí a famosa gordura trans.

Na hora de preparar a lancheira do seu filho, é preciso fugir de alguns biscoitos e afins que costumam estar transbordando ese tipo de gordura.

A gordura trans é uma gordura sólida criada a partir de um óleo vegetal que passa por um processo químico chamado hidrogenação. Ela está presente em boa parte dos alimentos industrializados, porque ajuda a deixá-lo mais crocante e apetitoso.


Ao passar pelo organismo, ela deixa um rastro de prejuízos à saúde das crianças, tais como: aumento do colesterol ruim, diminuição do bom, obesidade, diabetes e dificuldade de o sangue passar por artérias.

Também há estudos ligando a gordura a um maior risco de se desenvolver alguns tipos de câncer.

Bom, não faltam motivos pra tentar banir esses alimentos da lancheira - e da dieta em geral - do seu filho.

Alguns país, inclusive, já facilitaram a vida da população, jogando essa responsabilidade para os fabricantes e não pras pessoas.

A Dinamarca, por exemplo, proíbe há qualquer produto de ter gordura trans. Outras nações seguiram seu exemplo, e os EUA também já estão nesse caminho. O Brasil também vem obrigando os fabricantes a cortar bastante o nível dessa gordura nos produtos, mas ainda temos uma longa caminhada....



Enquanto isso, veja o que você pode cortar na hora do lanche - e algumas ideias pra substituir esses alimentos.

As nutricionistas do site Fechando o Zíper - que eu consulto sempre para não ser muito enganada pelos rótulos - explicam que alguns produtos têm gordura trans, mas as empresas não deixam superclaro isso na embalagem.

Quanto há indicação de gordura vegetal hidrogenada nos ingredientes, por exemplo, é um indicação de que a tal gordura trans está lá.

Bom, mas listinha básica:
Nos sanduichinhos, trocar a margarina pela manteiga, que tem menos gordura trans. Outra opção mais saudável pode ser geleia caseira ou até alguns tipos de requeijão. 

Os queijos processados, vejam só, daqueles práticos que as crianças adoram, também podem ser evitados. Mesmo porque estão lotados de sódio. Mussarela, queijo minas, coalho sáo opções que valem mais a pena. 

Bolachas recheadas também podem cair fora da lancheira. Na maioria das marcas, aquele recheio pastoso (e delícia do meio) está cheinho de gordura trans. Muitos bolinhos, desses prontos em embalagens individuais, também têm esse problema. Que tal chamar as crianças para fazer um bolo em casa? Diversão garantida e que rende pra ao menos dois dias de lancheira. 

Pipoca de microondas. As crianças adoram levar pipoca de lanche. Mas é melhor tentar fazer na panela mesmo, pois a opção de microondas costuma transbordar esse tipo de gordura, além de outros itens nocivos. Milho na espiga também pode ser uma ótima alternativa. Aqui em casa, cozinho, coloco um nadinha de sal ou de manteiga, e embrulho no papel alumínio, pra chegar um pouco quentinho na hora do lanche. Theo e Liz adoram! 

Biscoito integral, também em pacotinhos individuais. Esse é uma das principais armadilhas, segundo as nutricionistas do Fechando o Zíper. Se você ler gordura vegetal hidrogenada no pacote, fuja! Quando der, né? ;) Fazer bolachinhas ou muffins em casa é sempre bem-vindo. São receitas fáceis e que rendem muito! Olha essa, de muffim de maçã, ensinada pelo Theo 

Nessa mesma categoria acima estão as amadas caixinhas de achocolatadas. Fora que contêm outros ingredientes que seria legal evitar, como espessantes, estabilizantes - tudo para mantê-lo fresquinho, sem refrigeração, por tanto tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...