terça-feira, 22 de julho de 2014

Aprenda a combater a caspa no inverno

Caspa no inverno - 1 (© Foto: Thinkstock)

FONTE: KARINA COSTA

Na temporada de inverno sua cabeça costuma ficar cheia de resíduos brancos ou descamada? Isso acontece simplesmente pela higienização incorreta dos fios. Diminuir a frequência de lavagens devido ao frio, usar xampu muito hidratante e cobrir a cabeça durante todo o dia com algum acessório estão entre os fatores que, juntos, desencadeiam a caspa. É o que afirma o cabeleireiro Vitor Beletatti, do salão de beleza In Beauty Luxury, de Campinas (SP).

"A caspa no inverno é desencadeada a partir de um ciclo de erros. Lavar menos o cabelo, por exemplo, leva a um acúmulo de sebo no couro que, por não estar limpo, perde a oxigenação por tanta camada de gordura. Com isso pode haver um processo de descamação que começa justamente para tentar remover o que está tampado”, explica o profissional.

Sendo assim, nesta temporada o cabeleireiro recomenda que seja evitado o uso de xampu muito hidratante. E uma dica valiosa é incluir na rotina de beleza a aplicação de um xampu que você use normalmente com um anticaspa [indicado para o seu tipo de cabelo], este que deve ser usado a cada 15 dias apenas.

Caspa no inverno - 1 (© Foto: Thinkstock)

Lavar menos impede oxigenação dos fios

Manhãs e noites frias. Essa é uma situação que deve ser comum para você nesse período do ano. E, definitivamente, eles nos desencorajam a lavar os cabelos. Porém, saiba que diminuir a frequência de lavagem é um dos fatores que podem te levar a ter caspa. “Adiamos isso para não sair no frio e no vento pela manhã, ou ainda para não dormir com os fios úmidos. Mas a atitude acarreta num acúmulo de sebo no couro que, por não estar limpo, perde um pouco de sua oxigenação por tanta camada de gordura. Além disso, pode ocorrer o processo de descamação, que começa para tentar remover o que está tampado”, explica.

Conforme orienta o profissional, a caspa no inverno é desencadeada a partir de um ciclo de erros. “O primeiro, como já dito, é adiar a lavagem dos fios. Quando lavamos, é com água quente, o que também estimula a glândula sebácea, ou seja, leva a uma produção maior de óleo no couro e, consequentemente, entope os poros. Não indico lavar o cabelo com água gelada nos dias frios, mas colocar numa temperatura o menos quente possível”, explica.

Uma dica de Vitor Beletatti é investir num aquecedor e, antes do banho, ligá-lo no banheiro. “Dessa maneira, quando for para o chuveiro, fica mais fácil evitar o chuveiro fervendo”.

Caspa no inverno - 1 (© Foto: Thinkstock)

Use xampu e anticaspa

“Esses xampus extremamente hidratantes, usados com frequência, acabam não fazendo a assepsia [higienização] correta do couro, o que também pode colaborar com o surgimento da caspa”. Por esse motivo, o cabeleireiro aconselha que as pessoas façam também uma lavagem com xampu anticaspa periodicamente, apenas de 15 em 15 dias. Além, claro, da lavagem normal que é feita.

“Para cabelos secos, indico o anticaspa para o próprio tipo de fio e, para oleosos, o anticaspa esfoliante. Esse último pode ser usado ainda nos casos de caspas mais severas, ou para quem tem o couro cabeludo muito oleoso - que esteja com célula morta descamando e não seja propriamente caspa. Esses produtos ajudam numa limpeza mais profunda, porém, só podem ser usados de vez em quando, principalmente o esfoliante. Caso contrário vão estimular a glândula sebácea a trabalhar em excesso para recuperar a hidratação”.

Caspa no inverno - 1 (© Foto: Thinkstock)

Excesso de condicionador, creme e secador de cabelo

“Enquanto o xampu deve ser usado no couro, condicionador e creme de pentear precisam ser aplicados apenas no comprimento e nas pontas dos fios. O erro está em aplicar esses dois últimos produtos muito próximos da raiz e exagerar na quantidade”, aponta.

Além dos cosméticos, o secador usado de maneira incorreta, somado aos outros erros citados anteriormente, ajuda a desencadear a caspa. “Não é para deixar de usá-lo por causa do frio, ao menos modere. Outra dica é nunca apontá-lo diretamente para o couro na hora da secagem. Neste caso, vai causar o mesmo dano que a água quente”.

Caspa no inverno - 1 (© Foto: Thinkstock)

Gorros e outros acessórios, pode usar?

Gorro, chapéu, boina, lenço e outros acessórios usados na cabeça para se proteger do frio não são os culpados da caspa no inverno. Mas vale ressaltar que eles estão na listinha de fatores que desencadeiam esse tipo de problema.

“Para os fios não ficarem abafados, recomendo que use o acessório no máximo oito horas por dia, mesmo se o cabelo estiver completamente seco. Com os fios molhados e couro úmido, então, nem pensar! Do contrário, além da caspa, pode criar alguma bactéria e enfraquecer a raiz”, adverte.

Caspa no inverno - 1 (© Foto: Thinkstock)

Esfoliação com fubá e xampu pode ser feita em casa

Se você pode investir num tratamento no salão de beleza, o cabeleireiro do In Beauty Luxury indica fazer peeling capilar. “É ótimo para fazer no inverno, principalmente para caspa severa. Outra dica é a máscara de argila, ideal para tirar o excesso de oleosidade do couro cabeludo, além de proporcionar um efeito calmante para desacelerar a produção de glândula sebácea”.

Vitor Beletatti também ensina uma receita caseira com fubá. “Junte uma porção pequena de fubá na mão e a mesma quantidade de xampu. Misture até virar uma pasta. Depois, faça uma leve esfoliação no couro. Enxágue e, para finalizar, lave mais uma vez só com o xampu para tirar qualquer resíduo que tenha ficado”.

Serviço:

In Beauty Luxury - www.inbl.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...