quarta-feira, 30 de julho de 2014

Fora dos Padrões de Beleza, E Daí?

lea-michele-cover-shoot-1.jpg (636×424)

Já há um tempo não escrevo para o site, estive ocupada dando aulas no verão e sinceramente, andava sem inspiração. Às vezes perco o interesse em produtos de beleza…ai, ai, a MAC lançou mais uma paleta neutra, a Clinique lançou um Chubby novo meio violeta, meio vinho, a Maybelline mais uma máscara para cílios que volumiza e alonga e a Benefit lançou um delineador super preto, UAU! (sarcasmo)

Eu adoro cosméticos, adoro novidades e curto mesmo esse mundo da beleza, mas não me consigo mais me empolgar tanto quanto no início do blog com as mesmas coisas pela milésima e terceira vez. Ainda quero fazer resenhas e recomendações, mas hoje em particular quero focar em algo mais profundo.

Decidi escrever este artigo ao me deparar com esta foto pela net ao procurar por melhores lagostas em Boston. Esta é a jornalista e blogueira australiana Carly Findlay que foi ridicularizada online por sua condição de pele, chamada Ictiose.


skin2

Para quem não sabe, Ictiose é um distúrbio cutâneo hereditário raro que se apresenta na forma de pele seca, escamosa, sensível e avermelhada. Pode ser acompanhado de dermatite atópica, ceratose pilosa (pequenas protuberâncias na parte posterior dos braços) ou outros distúrbios cutâneos.


A Carly é uma pessoa muito admirável! É uma ativista em prol de portadores de deficiências físicas que alteram a aparência. Ela tem um noivo que a ama e a deseja. Tem muitos amigos, uma boa carreira e é bem resolvida.



Por isso quando foi humilhada e trolada online, Carly lidou com a situação toda com classe, compostura e ainda saiu por cima! Encontrei várias outras pessoas nessa mesma luta por auto-aceitação. Mulheres acima do peso, altas demais, baixinhas, gordinhas, gordonas, com lábios muito grandes, com o nariz avantajado, ou seja, mulheres normais sem deficiência alguma, mas que não se encaixam no padrão de beleza imposto pela sociedade e que sofrem muito por isso.

Todas nós possuimos falhas e nem mesmo as próprias modelos e atrizes maravilhosas que vemos tanto na media não se parecem com o produto final estampado nas capas. Qualquer uma de nós podemos ficar perfeitas com a maquiagem certa, postura ideal, cabelo arrumado e photoshop estrategicamente feito. O vídeo a seguir mostra justamente isso:



Eu uso maquiagem todos os dias! Tenho marcas de espinhas, sobrancelhas falhadas, nariz grande demais que parece uma batata, sou vesga, tenho olheiras, sempre acordo com a cara inchada e por aí vai. Nem me fala do meu corpo! Tenho celulite, gordura localizada na barriga, braços gordinhos, seios grandes demais e meio caídos pois é impossível lutar contra a gravidade, pés inchados, pernas cheias de roxos (de onde eles vêm?), pelos encravados, etc, etc.


Muitas vezes deixei de sair de casa por acordar com espinhas demais e me sentir um lixo. Já lutei tanto para poder parecer normal. Mas o que é normal? Eu certamente sou normal, apesar de estar de certa forma fora dos padrões que na realidade não passam de ilusões criadas por maquiadores, fotógrafos, designers e experts em photoshop. Ter defeitos é normal, a ausência deles não é e nem existe.


Nós mulheres nos martirizamos tanto, pois caímos nesse conto de fadas absurdo em que nós devemos estar sempre lindas, cheirosas, de unhas feitas, cabelo perfeito e com energia de sobra para cozinhar, lavar roupa, correr atrás de criança e ter sexo, que não seja o mesmo de sempre, com o marido – isso tudo no decorrer de um dia só. Nós temos que parar de nos punir – comer um brigadeiro não é pecado, é prazer! Podemos ir para a academia sim, afinal é importante ter uma vida ativa e saudável, mas nada de ficar obcecada e chata – a vida é curta, é importante aproveitar cada minuto como se fosse o último. E se continuarmos nos cobrando excessivamente, iremos morrer cedo de estresse, frustração e desgosto.


Está fora dos padrões? Bem vinda ao clube juntamente com 99% da população mundial. Você é normal, você é linda – acredite nisso, pois é verdade e saiba que você é o que você pensa, simples assim, você não precisa se conformar com ideais de beleza artificiais construídos por uma sociedade extremamente imperfeita. Seja você mesma e seja feliz!




FONTE: PRODUTOS DE BELEZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...