segunda-feira, 28 de julho de 2014

Pés ressecados e calcanhar rachado como tratar

pes ressecados

Cuidamos dos cabelos, das unhas, da pele, queremos estar sempre lindas e bem cuidadas, mas as vezes não cuidamos como se merece os nossos pés, esses que nos sustentam durante todo o dia, sem reclamar, que fica horas dentro de um sapato apertado ou equilibrado no salto para nos deixar maravilhosas.

Bem, pelo pouco que falei, já dá para perceber que eles precisam de atenção especial, precisam de cuidados e dedicação assim como outras partes no nosso corpo e como essa parte do corpo tem menos glândulas sebáceas, a possibilidade de ressecar ou rachar é bem maior que as outras, mais um motivo para cuidar muito bem.

Agora te pergunto: você sabe o que causa as rachaduras dos pés? Ingestão de pouca água, banhos quentes e demorados, a pressão exercida sobre os pés, as vezes pelo excesso de peso, desidratação causada por elevados níveis de açúcar no sangue – diabetes, consumo de bebidas alcoólicas,…

E como evitar o ressecamento ou rachadura dos calcanhares? A primeira coisa a se fazer é se hidratar e a melhor forma é de dentro para fora, sendo assim, beba água, no mínimo quatro copos por dia, o ideal são 30ml por kilo peso, evitar sapatos apertados e moderar no uso dos saltos, por mais que sejam maravilhosos, os pés precisam de um descanso.

O que acontece é que os sapatos de salto alto pressionam as pontas dos pés, fazendo com que engrosse os dedos e a sola, além de deixá-los ásperos e ressecados. Já os chinelos, rasteirinhas e sapatos sem salto aumentam a pressão nos calcanhares, sendo assim, o ideal é que faça um rodízio, alterne os modelos dia após dia para evitar a pressão sempre nos mesmos pontos.

Além de aumentar a ingestão de água é preciso hidratar os pés diariamente para isso, use produtos que tenham em sua formulação uréia, ácido glicólico, ácido lático ou ácido salicílico – sempre após o banho – aproveite para massageá-los.



Pelo menos duas vezes por semana faça um escalda pés com 1 litro de água morna e 1/2 copo de vinagre, deixe os pés de molho por aproximadamente vinte minutos, isso irá diminuir a aspereza da pele.

Agora, se seus pés estão com rachaduras – quando isso acontece dói bastante e incomoda muito, usar um sapato fechado se torna quase impossível, mas nem tudo está perdido, olha esse receita caseira, com produtos que certamente têm em casa e facílima de fazer… os resultados são incríveis.

Você vai precisar de arroz, mel e vinagre de cidra da maça. Moa uma porção de arroz, um punhado – coloque o arroz num pacotinho e bata com um martelinho ou no liquidificador até virar pó, adicione um pouco de mel e vinagre, afim de obter uma pasta grossa. Caso as rachaduras sejam profundas, acrescente ainda uma colher de azeite de oliva.


Deixe os pés de molho em água morna por 20 minutos, depois faça uma massagem suave com essa pasta com movimentos circulares, retire apenas o excesso. Quando a pele está muito grossa, conforme for fazendo e notando que está melhorando, lixe suavemente as rachaduras, até que seus pés voltem a ficar com a pele fininha.


FONTE: balzaquiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...