domingo, 14 de setembro de 2014

Cursos para você desenferrujar a mente e o corpo

Os 50+ estão buscando as universidades e os cursos online, venha também! - 1 (© Foto: iStockphoto)

Em dois anos, o número de pessoas entre 45 e 50 anos que frequentam universidades aumentou 14% e o número de estudantes com mais de 65 anos aumentou 23%. Os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais revelam que cabelos brancos e sala de aula combinam, sim, e que estudar pode ser um dos prazeres e oportunidades da maturidade. A oferta de cursos é variada e, sem dúvida, você vai encontrar diversas opções na sua cidade. Aqui nós selecionamos alguns para você se animar.

Como encontrar cursos interessantes?
Poucos jornais e revistas divulgam informações como essas, portanto, o melhor caminho é a internet. O Portal Terceira Idade (www.portalterceiraidade.com.br), por exemplo, é um ótimo lugar para conseguir dicas e sugestões de cursos e atividades interessantes que têm duração de um dia, um mês ou até um ano e a maioria gratuita. Atividades interessantes também podem ser encontradas nas unidades dos SESCs de todo o Brasil. Vale visitar o sitewww.sesc.com.br.

Vá para a universidade!
Universidades públicas e particulares oferecem vestibulares pelo menos duas vezes ao ano para seus cursos de graduação. Além disso, em várias cidades existem Universidades Abertas da Terceira Idade, programas universitários desenvolvidos especialmente para alunos com mais de 50 anos. A UnATI (Universidade Aberta da Terceira Idade) do Rio de Janeiro está vinculada à UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e em São Paulo, uma das universidades que aderiu a iniciativa foi a USP (Universidade de São Paulo).

Os 50+ estão buscando as universidades e os cursos online, venha também! - 1 (© Foto: iStockphoto)

E por que não optar por fazer um curso sentado na cadeira de casa? Com um curso à distância você pode controlar seu ritmo de aprendizado, rever as aulas e tirar dúvidas sempre que necessário. A UnATI (Universidade Aberta da Terceira Idade) também existe no mundo virtual, foi criada em parceira com a UNIFESP e oferece aulas em dois dias da semana. Acesse o site www.virtual.epm.br Outra possibilidade são os MOOCs (Massive Online Open Courses, em inglês), cursos online, em geral desenvolvidos por universidades, abertos para qualquer pessoa e sobre assuntos tão variados quanto Introdução à Química e Pense Melhor: como raciocinar e argumentar. Se você já fala inglês, uma vantagem: você poderá navegar pelos MOOCs elaborados lá fora, como os que ficam na plataforma edX, criada pelas universidades americanas Harvard e MIT (www.edx.org). Agora, se quiser aprender em português, fique sabendo que o Brasil está se desenvolvendo nesses cursos e já possui uma plataforma incrível, divulgada aqui e no exterior: o Veduca (www.veduca.com.br), que conta com mais de 14 mil inscritos e oferece certificado de conclusão de curso gratuitamente.

Os 50+ estão buscando as universidades e os cursos online, venha também! - 1 (© Foto: iStockphoto)

“Ah, mas intercâmbio é coisa de adolescente”. Não é não! Várias empresas – como a STB, que atende o Brasil inteiro (www.stb.com.br) e a True Experience (www.trueexperience.com.br), que atende em Belo Horizonte, Minas Gerais e Goiânia - oferecem intercâmbio para a terceira idade e programas exclusivamente voltados para pessoas com mais de cinquenta anos.

É o chamado intercâmbio cultural. A motivação? Os intercambistas aprendem uma nova língua e podem até optar por ficar acomodados em casas de família, como faz a maioria dos adolescentes, mas além disso, têm a possibilidade de conhecer novos costumes, gastronomia, estilos e culturas. Muitos programas incluem, também, a visita a museus. Os destinos mais procurados são: África do Sul, Argentina, Austrália, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália e Nova Zelândia.

Para mais informações, você pode acessar o Canal do Intercâmbio no site www.canaldointercambio.com

Os 50+ estão buscando as universidades e os cursos online, venha também! - 1 (© Foto: iStockphoto)

Canto, dança e poesia são atividades que favorecem a expressão de sentimentos e de emoções. Quem sabe você descobre uma nova paixão?

Em Campinas, SP: encontro literário e musical
Em Campinas, até 30 de dezembro, acontece um encontro literário e musical, com leituras e reflexões de poesias e músicas. O encontro ocorre todas as terças entre 14h e 18h no SESC Campinas e é voltado para pessoas com mais de 60 anos.

No Rio de Janeiro, RJ: cantar é viver
No Rio de Janeiro, é possível trabalhar voz e corpo, estimulando a memória, a autoestima e a sociabilidade. O encontro “cantar é viver” acontece aos sábados, às 10h e é gratuito. Onde? No SESC Engenho de Dentro (Av. Amaro Cavalcanti, 1.661).

Em São Miguel Paulista, SP: quem dança seus males espanta!
Quem não gosta da palavra geriatria nunca ouviu falar do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, que fica em São Miguel Paulista, em São Paulo. Lá são oferecidas atividades de alfabetização, oficinas de bijuteria e violão e atividades físicas. Mas o mais divertido é o baile especial para os frequentadores do Instituto, entre 14h30 e 18h30 e todas as terceiras quartas-feiras do mês existe a apresentação de um show de talentos dos participantes, entre 14h e 17h. É preciso ter a partir de 60 anos e fazer uma inscrição. Para as atividades físicas é preciso levar consigo um atestado médico que comprove sua aptidão para os exercícios. Se dançar é o seu sonho, vale a pena informar-se sobre os bailes e aulas de dança que acontecem também na sua cidade.

Os 50+ estão buscando as universidades e os cursos online, venha também! - 1 (© Foto: iStockphoto)



A oferta de cursos para quem quer aprender um esporte ou descobrir novas formas de exercitar-se é incrivelmente variada. Nas grandes cidades, é comum grupos se reunirem nos parques e praças para fazerem exercício, como Tai Chi Chuan e Qigong..

Nadar: qualquer hora é hora de aprender e se beneficiar
Em várias unidades do SESC em todo Brasil é possível encontrar aulas práticas de natação para aqueles que querem começar a nadar e para quem quer praticar. Todas as idades estão dentro da piscina e até a interação com outras pessoas vale a pena durante o curso! É possível, também, encontrar cursos de hidroginástica e yoga. Todos são gratuitos e para participar, é necessária a inscrição como membro do SESC e exame médico.

Em São Paulo, SP: Tai Chi Chuan no parque
Todos os dias, a partir das 8h da manhã, no Parque Trianon Masp, na Avenida Paulista, é aplicada uma aula de Tai Chi Chuan, pelo Grupo Rádio Taissô. A aula é leve e não trabalha apenas o físico, mas também a concentração e as habilidades mentais. Outros parques da cidade também tem grupos que se encontram para praticar. Informe-se.

Em João Pessoa, PB: yoga para a melhor idade
Na Paraíba, foi implantado ha pouco tempo o projeto 'Prática de Yoga para a Melhor Idade', na Estação Cabo Branco de Ciências, Cultura e Artes. As aulas acontecem todas as terças e quintas feiras às 15h e às 16h e estão abertas para pessoas com mais de 60 anos. Para participar não é necessário inscrição prévia, basta levar sua toalha e seu tapetinho ou colchonete! Por que fazer yoga? A yoga favorece a flexibilidade e auxilia no conforto ao longo de todo o dia, garantindo uma boa postura e prevenindo quedas. A estação fica na Rua João Cyrillo, no bairro Altiplano, em João Pessoa.

Os 50+ estão buscando as universidades e os cursos online, venha também! - 1 (© Foto: iStockphoto)

A aposentadoria pode ser um momento privilegiado de retomar assuntos e interesses que o corre-corre da atividade profissional e da criação de filhos obrigou você a deixar de lado.

Em Belo Horizonte, MG: qualidade de vida e filosofia
Se você vive em Belo Horizonte e tem mais de 50 anos, pode procurar o curso oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O Projeto Maioridade esta com inscrições abertas para uma programação de cursos que incluem temas relacionados à qualidade de vida e à cultura, como canto coral, apreciação artística, ópera, filosofia. Palestras sobre questões psicológicas e sociais relacionadas com o envelhecimento também estão incluídas no programa.

Os 50+ estão buscando as universidades e os cursos online, venha também! - 1 (© Foto: iStockphoto)

Em muitos lugares existem clubes e associações que promovem aulas, oficinas e visitas a museus, exposições, cinema e teatro. Usufruir dessas descobertas culturais em grupo pode ser uma experiência muito enriquecedora!

Em Porto Alegre, RS: vivaclub!
Mais, mais, mais! Mais atividades físicas, sociais, culturais. Mais qualidade de vida e lazer! No VivaClub, que fica no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, você pode fazer pilates, treinamento funcional, alongamento, oficinas de criatividade, aulas de teatro e de dança e participar de jogos, excursões, idas ao cinema e outros passeios. Tudo exclusivo para quem tem mais de 50 anos. É necessário fazer uma matrícula e pagar uma taxa, mas vale a pena! Algumas oficinas são bem baratinhas e existe a opção de pagar apenas as aulas que você participa. Além disso, é possível montar um pacote com atividades que combinam com você. Informe-se!

Os 50+ estão buscando as universidades e os cursos online, venha também! - 1 (© Foto: iStockphoto)

Refletir, questionar, discutir são coisas que a vida corrida das cidades nem sempre favorece. Mas existem espaços onde trocar ideias é parte do processo de aprendizagem.

No Rio de Janeiro, RJ e em São Paulo, SP: Casa do saber!
No Rio de Janeiro e em São Paulo, fica também por conta da Casa do Saber a divulgação de temas relacionados à cultura. A Casa se considera um centro de debate e oferece cursos, palestras e oficinas, sempre com muito espaço para reflexão e discussão. Quem participa das atividades da Casa do Saber aprende artes plásticas, ciências sociais, cinema, filosofia, história, música, psicologia e até gastronomia. A casa ainda fornece certificado em todos os cursos, mediante solicitação prévia, para todos os que estiverem presentes em pelo menos 75% das aulas e também oferece cursos online, transmitidos ao vivo. Vale a pena consultar quais cursos estão acontecendo agora e quais são seus valores.

Os 50+ estão buscando as universidades e os cursos online, venha também! - 1 (© Foto: iStockphoto)

Essas são apenas algumas ideias de cursos e atividades pinçados em várias cidades do Brasil apenas para inspirar você.

Quer saber mais? Confira essas ideias de onde buscar mais informações

As associações de moradores do seu bairro.

A administração dos parques e praças de sua cidade.

Os Centros de Referência e Institutos voltados ao Idoso de sua cidade.

A internet

E lembre-se: fique atento à programação dos SESCs, clubes e instituições famosos por sua gratuidade.

FONTE: ESTILO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...