domingo, 12 de outubro de 2014

Caminhada do Outubro Rosa reúne mais de 5 mil pessoas em Teresina

Evento reuniu mais de cinco mil pessoas neste sábado em Teresina (Foto: Fundação Maria Carvalho Santos)
Evento reuniu mais de cinco mil pessoas neste sábado em Teresina (Foto: Fundação Maria Carvalho Santos)

Mais de cinco mil pessoas participaram na manhã deste sábado (11) da Caminhada do Outubro Rosa, que tem como objetivo atrair a atenção sobre a importância do diagnóstico precoce na cura do câncer de mama. No Brasil, 12 mil mulheres morrem por ano em decorrência da doença e 509 novos casos são diagnosticados no Piauí.

A 9° edição da caminhada promovida pela Fundação Maria Carvalho Santos iniciou às 7h com concentração no adro da Igreja São Benedito e seguiu ao longo da Avenida Frei Serafim, em direção à sede da entidade, no bairro Ilhotas, Zona Sul de Teresina. O eventou contou também com show musical, dia de beleza, atividades artísticas e esportivas.

Multidão participou da 9° edição da Caminhada do
Outubro Rosa (Foto: Catarina Costa/G1)

Segundo a diretora da Fundação, Ana Célia, durante a caminhada 800 senhas foram distribuídas a mulheres a partir dos 40 anos, que receberam atendimento médico no final do evento. "Esta caminhada é um exemplo do esforço de muitas mulheres que lutam contra o câncer de mama e a cada ano temos mais pessoas engajadas com o nosso projeto", declarou.

Casal falou sobre a importância do apoio da família
no tratamento da doença (Foto: Catarina Costa/G1)

O empresário José Filho foi um dos que abraçou a causa após a sua esposa ter câncer e participa todos os anos do evento. "O marido é fundamental na recuperação da mulher que teve câncer de mama, porque aumenta alto estima dela e ajuda na cura", frisou José, que ganhou a medalha de esposo exemplar da organização da caminhada.

Elenize Bezerra, esposa do empresário, contou ter dito câncer há seis anos, mas recentemente ter saído do grupo de risco e por adesão ao movimento comparece a toda caminhada. Ela lembrou como foi o tratamento e a importância da família na recuperação.

"Meu marido surpreendeu todo mundo, acho que ele sofreu mais do que eu. Lembro que quando chegava na clínica para fazer quimioterapia, o José já tinha enviado rosas. No último dia do tratamento ele mandou flores para todas as mulheres do hospital. Meu esposo e minha filha foram fundamentais para esta virada", contou.

De acordo com Ana Céllia, o Outubro Rosa contou com várias programações durante toda a semana para mostrar a importância do tratamento preconce e finalizou neste sábado com a caminhada. "Atualmente atendemos mais de 3200 mulheres, com as ações que ocorrem durante o ano e envolvem, por exemplo, acompanhamento psicológico, fisioterápico e distribuição de medicamentos essenciais ao tratamento do câncer", disse.

FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...