quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Caqui é bom para o cabelo, visão e ajuda a prevenir o câncer


O caqui é uma paixão nacional, mas de brasileiro tem muito pouco.Originário da China e do Japão, o caqui se deu muito bem por aquidevido ao clima tropical brasileiro. É uma fruta fonte das vitaminas A, C, E, B1, B2, B6 e B12, sais minerais como cálcio, ferro e fósforo, magnésio, manganês e zinco, licopeno e betacaroteno, além de possuirfibras e conter grande quantidade de frutose.

As vitaminas presentes nesse saboroso e suculento fruto possuemdiversos benefícios para o organismo. A vitamina A protege célulascontra radicais livres, é importante para a visão, para a pele e para o crescimento. Já a vitamina C aumenta nossa imunidade e protege contra infecções. A vitamina E previne doenças cardiovasculares e tem ação antioxidante. As vitaminas B1, B2, B6 e B12 mantêm o sistema nervoso e circulatório saudáveis, ajudam na formação das células vermelhas do sangue e anticorpos e previnem doenças causadas pelo envelhecimento.

O licopeno no caqui atua no sistema imunológico, auxiliando no combatea muitas doenças, inclusive o câncer. Fonte também de betacaroteno, afruta tem função antioxidante que combate formação de radicais livres.É bom para o cabelo, visão e retarda envelhecimento precoce.

Como fonte de fibras ele auxilia no funcionamento do intestino, prevenindo constipação. O caqui auxilia na perda de peso, por conteralta quantidade de fibras que aumentam a saciedade e diminuem avontade de ingerir doces. Um caqui médio, com aproximadamente 100 gramas possui apenas 70 calorias.

Consumir caqui ajuda a prevenir doenças causadas pela idade, como acatarata, problemas no sistema nervoso, além de aumentar a imunidade,protegendo o corpo contra gripes e resfriados. O caqui também pode serusado como um alimento desintoxicante.


Porém, como todo alimento, as pessoas não podem consumi-lo em excesso.Ingerir a fruta em grande quantidade pode causar diarreia. Pacientescom diabetes também devem ser cuidadosos, pois o caqui possui grandequantidade de açúcar. A melhor forma de consumi-lo é cru, podendo serutilizado em preparo de geleias, sucos e shakes. 

A safra do caqui ocorre nos meses março, abril e maio e os tipos comercializados são:

-Caqui Rama Forte: Coloração vermelha, polpa de consistência mole e gelatinosa; Caqui Taubaté: Coloração vermelha, polpa de consistência mole;Caqui Giombo (tipo chocolate):Alaranjado, de consistência firme e crocante;Caqui Fuyu:Alaranjado e de consistência firme.

FONTE: MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...