quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Como fazer um quadro para bijus com cortiça

Quadro porta bijus feito com cortiça

Se tem mulher aí por perto com certeza está cheio de bijus também. Sempre temos mais do que é preciso, não é verdade? E pra cada coisa o legal é ter um lugar certo. Para bijus um suporte ou um quadro para bijus é uma ótima pedida, porque deixa tudo que mais usamos, bem à nossa vista.

Minhas bijus são de um estilo mais discreto e simples, até porque moro na praia, num lugar bem tranquilo e que combina mais com chinelos de dedo do que com saltos altos. Mesmo assim tenho uma porção de coisas das quais nem lembro, porque estão bem guardadas. Pra elas vou fazer um quadro e vou compartilhar com você o resultado.

A dica de material de hoje é a cortiça. Eu vou combinar com uma base de EVA mais espessa, mas no mercado encontramos cortiça de 10mm também, o que elimina a primeira etapa desse tutorial.

Melhor do que isso são o Dryboard e o Drycork, chapas que saem de produtos de reflorestamento, tem uma cobertura de cortiça e espessuras maiores, funcionando super bem como quadros e suportes de bijus. Procure em sua cidade e experimente.

Como fazer um quadro de bijus


Eu estou usando uma folha de cortiça, fácil de achar em qualquer loja de material de artesanato, e uma base de EVA de 20mm de espessura.


Aqui dá pra ver como o EVA é grossinho. Esse EVA também compramos em boas lojas de material pra artesanato. É usado para fazer solado de chinelos.


Corte a base e a cortiça em tamanhos iguais. Eu cortei com 40x40cm.

Espalhe bem sobre o EVA uma camada de cola de contato, a cola de sapateiro e siga as instruções da embalagem.


Espalhe cola na cortiça também do mesmo modo.


Com muito cuidado posicione a cortiça sobre o EVA e cole. Atenção: não erre o posicionamento, porque uma vez unidos a cortiça só sairá rasgando.



Você já pode usar seu quadro assim mesmo, mas somos artesãos então vamos decorar.

Faça seu desenho, do seu gosto. Eu escolhi faixas, tipo listras.





Comece sua pintura, segundo o que planejou anteriormente. Use tinta comum de artesanato ou tinta a base de água.


Deixe a cortiça crua em alguns lugares, porque ela tem muito charme. E não se preocupe em cobrir totalmente na hora de pintar, porque essa textura que deixa aparecendo o fundo também pode ficar interessante. Explore.


Depois que secar bem, coloque no verso tiras longas de fita forte dupla face. Eu uso da 3M.

Depois é escolher onde vai fixar, e colar.

O bacana de fazer um desenho ou um padrão caprichado, é que mesmo sem bijus fica estiloso, colaborando com sua decoração. Na minha parede eu fiz uma composição com minha mandala de bonequinhas e uma bolsa de chita super tradicional aqui da Paraíba. Afinal é casa de artesã e eu amo arte popular.


Como o EVA e a cortiça são super maleáveis, eu usei alfinetes para prender os meus colares. Imagina se eu não amei o resultado.


Aqui dá pra ver como o quadro de EVA fica bem rente à parede. Nem dá pra dizer que tem uma fita ali.



Agora me dá uma licencinha porque eu vou ali no quarto ficar admirando o resultado.

Aproveite, divirta-se e organize suas mais belas peças.

Lembre sempre que com criatividade você alcança o resultado que mais combina com seu estilo.

FONTE: viladoartesao

Fotos e passo-a-passo: Cris Turek

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...