quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Mitos e verdades sobre o consumo de carnes

Por KARINA COSTACarnevermelha... quanto mais macia, mais gordura tem? Verdade. Carne de porco é mais ‘gorda’ do que a vermelha? Mito. Frango contém gordura? Verdade. E ele é melhor do que o peixe para quem busca uma dieta balanceada?Mito. As afirmações são da nutróloga Ana Luísa Vilela, da clínicaSlimForm, de São Paulo. E para que você consuma carnes, frangos e peixes sem erro por aí, a especialista listou para o Tempo de Mulher alguns dos mitos e verdades na hora deescolher a carne ideal para o consumo.“Para que você possa entender, a gordura exposta na picanha é ruim, sim. É indicado retirá-la, mas não significa que a carne se tornará "magra". Até porque tem quem ache o filé mignon, por exemplo, supersaudável por não ter gordura aparente, e não é verdade”, comenta. “Já no caso da carne de porco, ela está no mesmo patamar da vermelha, dependendo do pedaçoconsumido. O toucinho e o bacon são os menos sadios neste caso, porém, umapicanha com dois dedos de gordura é tão gordurosa quanto eles”, esclarece.A especialista alerta ainda que o frango também contémgordura. “Está localizada na pele, por isso, evite consumir. Já os peixes considerados "gordos", como o salmão, são ricos em gordura boa para consumo [Ômega 3]. Porém,como este é caro e de acesso mais limitado, o frango pode ser uma alternativa perfeita para substituir o peixe na dieta", explica. “Atum e sardinha - principalmente a fresca - têm ótimocusto-benefício. Para a dieta com frango, indico o peru, que é uma das carnesde mais fácil acesso e com menos gordura”, afirma.Por sua vez, a nutróloga aproveita para chamar a atenção das carnes práticas de preparo, como a linguiça, o hambúrguer, a salsicha e a carne moída. “Todas são feitas com sobrasde carnes, portanto, não se sabe a quantidade de gordura. Alinguiça, por exemplo, para ficar mais saborosa e crocante tem de ter gordura. E a carne moída, para ser "magra", depende do conteúdo que foi moído e misturado”, orienta.Quer saber mais sobre os mitos e verdades do consumo de carne que Ana Luísa compartilhou conosco?CLIQUE NAS IMAGENS ACIMA PARA CONFERIR!* Curta a FANPAGE da Ana Paula Padrão:facebook.com/anapaulapadrao* Siga o Tempo de Mulher nas redes sociais:Facebook: facebook.com/tempodemulherTwitter: @tempodemulherInstagram: instagram.com/tempodemulheroficial

FONTE: KARINA COSTA

Carne vermelha... quanto mais macia, mais gordura tem? Verdade. Carne de porco é mais ‘gorda’ do que a vermelha? Mito. Frango contém gordura? Verdade. E ele é melhor do que o peixe para quem busca uma dieta balanceada?Mito. As afirmações são da nutróloga Ana Luísa Vilela, da clínicaSlimForm, de São Paulo. E para que você consuma carnes, frangos e peixes sem erro por aí, a especialista listou para o Tempo de Mulher alguns dos mitos e verdades na hora deescolher a carne ideal para o consumo.“Para que você possa entender, a gordura exposta na picanha é ruim, sim. É indicado retirá-la, mas não significa que a carne se tornará "magra". Até porque tem quem ache o filé mignon, por exemplo, supersaudável por não ter gordura aparente, e não é verdade”, comenta. “Já no caso da carne de porco, ela está no mesmo patamar da vermelha, dependendo do pedaçoconsumido. O toucinho e o bacon são os menos sadios neste caso, porém, umapicanha com dois dedos de gordura é tão gordurosa quanto eles”, esclarece.

A especialista alerta ainda que o frango também contémgordura. “Está localizada na pele, por isso, evite consumir. Já os peixes considerados "gordos", como o salmão, são ricos em gordura boa para consumo [Ômega 3]. Porém,como este é caro e de acesso mais limitado, o frango pode ser uma alternativa perfeita para substituir o peixe na dieta", explica. “Atum e sardinha - principalmente a fresca - têm ótimocusto-benefício. Para a dieta com frango, indico o peru, que é uma das carnesde mais fácil acesso e com menos gordura”, afirma.

Por sua vez, a nutróloga aproveita para chamar a atenção das carnes práticas de preparo, como a linguiça, o hambúrguer, a salsicha e a carne moída. “Todas são feitas com sobrasde carnes, portanto, não se sabe a quantidade de gordura. Alinguiça, por exemplo, para ficar mais saborosa e crocante tem de ter gordura. E a carne moída, para ser "magra", depende do conteúdo que foi moído e misturado”, orienta.

Carne vermelha: quanto mais macia,mais gordura tem?VERDADE - Segundoa nutróloga, a gordura exposta na picanha é ruim, mas retirá-la não é garantiade carne ‘magra’. “Isso porque quanto mais macia, mais gordura dentro. Outro exemplo é o filé mignon, que muita gente acha que é uma carne ‘magra’ por não ter gordura aparente, por exemplo, e nãoé verdade”, comenta.

Carne vermelha: quanto mais macia,mais gordura tem? VERDADE - Segundo a nutróloga, a gordura exposta na picanha é ruim, mas retirá-la não é garantia de carne ‘magra’. “Isso porque quanto mais macia, mais gordura dentro. Outro exemplo é o filé mignon, que muita gente acha que é uma carne ‘magra’ por não ter gordura aparente, por exemplo, e não é verdade”, comenta.

Carne é vilã da dieta?MITO - "Cerca de 20% a 30% da nossa dieta pode ser gordura, até porque precisamos dela no organismo.A carne é rica em aminoácidos essenciais, o que não temos em nenhum vegetal que é consumidosolitariamente. Por isso, quando nos alimentamos apenas destes, é preciso ter uma boa variedade no prato, justamente para suprir os nutrientes da carne, se ela não for consumida. Semcontar que a carne conta com as vitaminas do Complexo B, importantes para omovimento, a musculatura, o sistema nervoso e até mesmo para queimargordura”.Anutróloga indica consumir um bife do tamanho da palma da mão em cada uma dasrefeições [almoço e jantar]. “Deixa satisfeito e fica melhor se consumido associado a legumes,verduras e fibras”, ensina. “A fibra, inclusive, balanceia a absorção degordura, ou seja, você come carne e ainda se beneficia dos nutrientes sem absorvertoda essa gordura”.

Carne é vilã da dieta? MITO - "Cerca de 20% a 30% da nossa dieta pode ser gordura, até porque precisamos dela no organismo. A carne é rica em aminoácidos essenciais, o que não temos em nenhum vegetal que é consumido solitariamente. Por isso, quando nos alimentamos apenas destes, é preciso ter uma boa variedade no prato, justamente para suprir os nutrientes da carne, se ela não for consumida. Sem contar que a carne conta com as vitaminas do Complexo B, importantes para o movimento, a musculatura, o sistema nervoso e até mesmo para queimar gordura”. A nutróloga indica consumir um bife do tamanho da palma da mão em cada uma das refeições [almoço e jantar]. “Deixa satisfeito e fica melhor se consumido associado a legumes,verduras e fibras”, ensina. “A fibra, inclusive, balanceia a absorção de gordura, ou seja, você come carne e ainda se beneficia dos nutrientes sem absorver toda essa gordura”.

Fritar tira a qualidade da carne?VERDADE - “Quandofrita ela fica cheia de gordura saturada, o que que aumenta o colesterol ruim e entope as veias do coração. Segrelhada, um pouco dessa gordura implícita na fibra vai sair. E, dependendo dacarne, ela deve ficar o mais bem passado possível, principalmente a de porco. Isto porque ela pode ter alguns contaminantes causadores de verminose a doenças maisgraves. A carne vermelha só pode ser mal passada caso você conheça a procedência”.

Fritar tira a qualidade da carne? VERDADE - “Quando frita ela fica cheia de gordura saturada, o que que aumenta o colesterol ruim e entope as veias do coração. Se grelhada, um pouco dessa gordura implícita na fibra vai sair. E, dependendo da carne, ela deve ficar o mais bem passado possível, principalmente a de porco. Isto porque ela pode ter alguns contaminantes causadores de verminose a doenças mais graves. A carne vermelha só pode ser mal passada caso você conheça a procedência”.

Carne de porco é mais "gorda" do que a vermelha?MITO - “Estão no mesmo patamar, dependendo do pedaço. O toucinho e o bacon, por exemplo, são os pedaços mais gordurosos do porco. Mas uma picanha com dois dedos de gordura é tão gordurosa quanto. Assim como o lombinho tem menos gordura do que o torresmo e a paleta suína. Estes que têm gordura aparente”, exemplifica.

Carne de porco é mais "gorda" do que a vermelha? MITO - “Estão no mesmo patamar, dependendo do pedaço. O toucinho e o bacon, por exemplo, são os pedaços mais gordurosos do porco. Mas uma picanha com dois dedos de gordura é tão gordurosa quanto. Assim como o lombinho tem menos gordura do que o torresmo e a paleta suína. Estes que têm gordura aparente”, exemplifica.

Peixe é melhor do quefrango para uma dieta balanceadaVERDADE - “Principalmenteos ‘gordos’, como o salmão. A pele dos peixes contêm gordura boa para consumo e,principalmente os marinhos, contam com Ômega 3. Porém, sendo bem realista, émais caro e de acesso mais difícil se você não mora no litoral. Por isso, o frango é a alternativa perfeita para substituir opeixe na dieta”.“Sepuder consumir peixe, opte pelo salmão e arenque, apesar de caríssimos; ou atume sardinha - principalmente a fresca -, que têm ótimo custo-benefício. Já ofrango tem pouca gordura, desde que consumido sem a pele, e é fácil depreparar. Para a dieta, portanto, indico o peru, que é uma das carnes de mais fácilacesso e com menos gordura”.Mesmo paraquem opta por peixe e frango, a nutróloga indicaque o ideal é não excluir a carne vermelha. “Se a pessoa não gosta, tudo bem, não deve se forçar a isso. Mas tudo que é consumido empequenas quantidades é saudável. Porém, se limitar a alguns alimentos porconta da dieta pode até dar certo no começo, mas a chance da pessoa quebraresse ritmo no futuro é grande”.

Peixe é melhor do que frango para uma dieta balanceada VERDADE - “Principalmente os ‘gordos’, como o salmão. A pele dos peixes contêm gordura boa para consumo e,principalmente os marinhos, contam com Ômega 3. Porém, sendo bem realista, é mais caro e de acesso mais difícil se você não mora no litoral. Por isso, o frango é a alternativa perfeita para substituir o peixe na dieta”. “Se puder consumir peixe, opte pelo salmão e arenque, apesar de caríssimos; ou atum e sardinha - principalmente a fresca -, que têm ótimo custo-benefício. Já o frango tem pouca gordura, desde que consumido sem a pele, e é fácil de preparar. Para a dieta, portanto, indico o peru, que é uma das carnes de mais fácil acesso e com menos gordura”. Mesmo para quem opta por peixe e frango, a nutróloga indica que o ideal é não excluir a carne vermelha. “Se a pessoa não gosta, tudo bem, não deve se forçar a isso. Mas tudo que é consumido em pequenas quantidades é saudável. Porém, se limitar a alguns alimentos por conta da dieta pode até dar certo no começo, mas a chance da pessoa quebrar esse ritmo no futuro é grande”.

Linguiça, hambúrguer, salsicha e carne moída são menos gordurososMITO - Todos eles são feitos com sobras de carnes misturadas. “Portanto, não sabemos quais as carnes presentes nelas e a quantidade de gordura. A linguiça, por exemplo, para ficar mais saborosa e crocante tem de ter gordura”, comenta. “No caso da carne moída, pode até ser mais ‘magra’. Porém, na hora de comprá-la a pessoa deve escolher na hora o pedaço de carne que será moído. Opte por uma carne de qualidade, peça para limpar e moer na sua frente, para evitar gordura misturada", orienta. "Sendo carne de boa procedência, você pode até fazer o hambúrguer em casa, melhor do que consumir o industrializado", indica.

Linguiça, hambúrguer, salsicha e carne moída são menos gordurosos MITO - Todos eles são feitos com sobras de carnes misturadas. “Portanto, não sabemos quais as carnes presentes nelas e a quantidade de gordura. A linguiça, por exemplo, para ficar mais saborosa e crocante tem de ter gordura”, comenta. “No caso da carne moída, pode até ser mais ‘magra’. Porém, na hora de comprá-la a pessoa deve escolher na hora o pedaço de carne que será moído. Opte por uma carne de qualidade, peça para limpar e moer na sua frente, para evitar gordura misturada", orienta. "Sendo carne de boa procedência, você pode até fazer o hambúrguer em casa, melhor do que consumir o industrializado", indica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...