domingo, 1 de março de 2015

Dicas caseiras para aliviar a TPM e outros cinco sintomas

veja como aliviar a TPM

Eu sou daquelas pessoas que já pediram para faltar o trabalho porque estavam de TPM. Dor de cabeça, muita cólica, sensibilidade para tudo e uma raiva sem explicação tomam conta de mim nesses dias.

Ao longo dos anos descobri algumas receitas e dicas caseiras que podem ajudar a aliviar a TPM e os sintomas desagradáveis que vêm com ela e vou repassá-las a vocês.

Mas lembre-se: se as dicas falharam e os sintomas forem mais preocupantes, não descarte a ida ao seu médico!
Dicas para aliviar a TPM

INCHAÇO

Muitas mulheres costumam ficar inchadas alguns dias antes de menstruar. Esse sintoma se intensifica se o ciclo não for completamente regular fazendo com que a menstruação atrase um ou dois dias.

Quando isso acontecia comigo, eu tomava chá de canela e era praticamente instantâneo: depois de 15 minutos da primeira xícara, os sinais da menstruação já apareciam.

Como o chá evita esses pequenos atrasos, a canela também pode ser usada para aliviar a TPM que só piora nesses casos.

Mas atenção! Esse método natural só deve ser usado em casos de pequenos atrasos, quando você sabe que isso costuma acontecer com o seu corpo e que não é sintoma de gravidez ou alguma doença.

Dou o alerta porque já foi comprovado que a canela tem propriedades abortivas e que também pode danificar o seu ciclo menstrual.

Para fazer o chá é fácil: ferva em uma xícara de água, um pau de canela. Quanto mais tempo na água em ebulição, mais forte o chá fica.

Chá de canela para aliviar a TPM

Outra dica simples para aliviar a TPM e o inchaço é diminuir o consumo de sal e bebidas alcoólicas alguns dias antes da menstruação, já que esses produtos retêm líquidos e aumentam o inchaço.

TRISTEZA

Para aliviar a TPM e os principais sintomas que são de tristeza e sensibilidade, o melhor caminho a tomar é a prática de exercícios. Os exercícios podem ser leves como uma caminhada ou uma pedalada no parque. Cerca de 30 minutos diários desses exercícios já bastam para a liberação da endorfina, que aumenta a sensação de bem-estar.

corrida para aliviar a TPM

Nesse sentido, para aliviar a TPM, também é aconselhável fazer uso de frutas ricas em Vitamina C. Essa vitamina é uma forte aliada para combater os sintomas de depressão e sensibilidade.

Alimentos com a presença de ômega 3 – encontrado em peixes como atum, sardinha, salmão e algas – também ajudam a aliviar os sintomas de tristeza porque a substância controla airritabilidade e a ansiedade.

ANSIEDADE

Por mais vontade que nos dê de comer chocolate nesse período tenso, meu ginecologista já disse uma vez que, se a intenção é aliviar a TPM, o chocolate deve ser evitado. Chocolate, café, açúcar e refrigerantes, na verdade. Ou tudo que possa influenciar no aumento de energia e ansiedade.

A dica é tomar chás calmantes, como camomila e erva doce. Um pouquinho de açúcar está liberado para aliviar, também, a vontade de comer doces.

CÓLICAS

Faça chá de camomila para sobrar. Você vai precisar dele.

Para aliviar a TPM e – para mim – o pior dos sintomas, a compressa quente de chá de camomila é um bom aliado.

É só colocar a compressa na região onde a cólica é mais sentida, ou seja, abaixo do umbigo, até a dor passar. Se a compressa esfriar, mergulhe-a no chá quente novamente.

como aliviar a TPM e cólicas

DOR DE CABEÇA

O gengibre e o limão são dois fortes anti-inflamatórios naturais e, para alguns especialistas, funcionam melhor que qualquer comprimido.

Os dois produtos também podem ser fortes aliados para aliviar a TPM e a dor de cabeça que chega com ela, por causa dessas propriedades.

A dica é tomar bastante chá de gengibre e limão. Para isso, ferva uma xícara de água e depois coloque cerca de uma colher de sopa de gengibre picado dentro do líquido.

Deixe o produto em imersão por cerca de dez minutos, ou menos se quiser o chá mais fraco.

Antes de beber, esprema limão à gosto.

FONTE: Mariana Paschoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...