domingo, 14 de junho de 2015

7 DICAS PARA CUIDAR DA PELE NO INVERNO

peleinverno

Shutterstock

O friozinho do inverno pede cuidados especiais para a pele. Quem ainda não se previne deve saber que as rachaduras, as descamações e as coceiras tão comuns nesse período podem ser evitadas.

As dicas de proteção são da dermatologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP), Márcia Grieco. "Use hidratantes pós-banho no corpo todo com reforço em áreas mais secas como cotovelos, joelhos e pernas", alerta.

De acordo com a especialista, durante a estação, é muito comum o abuso em banhos muito longos e quentes, além do uso generoso de sabonetes e esponjas, em várias passadas pelo corpo. Embora relaxante, a prática pode provocar uma diminuição da barreira lipídica (camada de gordura que envolve e protege a pele e seus anexos - pelos, cabelos, unhas e glândulas).

"Percebemos então ressecamento, descamações e aspereza geral da pele ou, em pequenos focos, às vezes, com muita coceira. É o que chamamos de xerose e eczemas, principalmente em dorso, braços e pernas", explica.

As baixas temperaturas, em contraste com os ambientes aquecidos e com a diminuição da umidade do ar, agravam esse quadro. Veja as dicas da dermatologista para evitar estes desconfortos nesta época do ano:

1 - Evite banhos muito quentes e demorados (um ou, no máximo, dois ao dia);

2 - Não use buchas, esponjas e esfoliantes;

3 - Cuidado com o excesso de sabonete. Dê preferencia aos brancos com Ph neutro e ensaboe somente face, axilas, virilha e pés;

4 - Prefira sempre tecidos naturais em contato com a pele;

5 - Use hidratantes pós-banho no corpo todo, com reforço em áreas mais secas como cotovelos, joelhos e pernas. As substâncias mais usadas são à base de ureia, ceramidas, alfa e alfahidroxiácidos que devolvem a camada de proteção à pele e aos seus anexos - pelos, cabelos, unhas e glândulas;

6 - Hidrate-se também por via oral. É indicado de um a dois litros de água por dia;

7 - Não dispense o uso do filtro solar FPS 30. Mesmo no inverno, os raios UVA/UVB continuam atingindo o corpo e podem levar ao fotoenvelhecimento e câncer de pele.

FONTE: VILA MULHER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...