domingo, 14 de junho de 2015

Shampoo a seco salva seu cabelo nos dias mais corridos

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Só quem tem cabelo oleoso conhece a dificuldade para manter os cabelos limpos e com aparência opaca. Sendo assim, muito tempo é despendido entre o ritual de lavar os cabelos, secar, e em muitos casos ainda executar o processo da chapinha ou babyliss.

Porém, a indústria dos cosméticos pensando nestes problemas enfrentados por muitas pessoas, criou o shampoo seco. O produto vem em um frasco de spray, não molha os cabelos e é aplicado nos fios através de jatos de “pó”.

Certamente este produto não é direcionado para uma real limpeza dos fios e do couro cabeludo, mas sim para proporcionar aparência limpa às madeixas. Com este recurso, o produto é um importante aliado dos dias corridos que não permitem que um tempo maior seja investido em um ritual de beleza.

O shampoo a seco pode ser fundamental para mulheres que sempre tiveram desejo de cortar franja, mas os cabelos oleosos sempre foram um limitador, mas também pode otimizar o tempo daquelas mulheres que se arriscaram no corte, mas atualmente são reféns de lavagens intensas dos fios.

O excesso de lavagens também pode desbotar os fios coloridos. Nesta situação, o shampoo pode agir como um prolongador da cor, pois evita lavagens frequentes. Já há muito tempo este produto é tendência no exterior e agora também está disponível no Brasil para facilitar a vida de muitas mulheres, ainda mais devido ao clima quente do nosso país, um fator que não coopera com os cabelos oleosos.

O produto vem sendo constantemente aprimorado e novas versões tem sido lançadas, como os específicos para cabelos escuros, os indicados para criar volume e os envasados em frascos menores, próprios para viagens ou levar na bolsa de mão. O efeito mate também é um ponto alto do shampoo seco, que também pode funcionar como um finalizador no penteado.


Como funciona o shampoo seco e como usá-lo




Foto: Getty Images

O ponto alto do produto está justamente na absorção da oleosidade que é exercida pelo “pó” que é borrifado na raiz do cabelo. Os cabelos ficam opacos, com aspecto de limpos e com o odor agradável que o produto oferece, portanto será imperceptível que seus cabelos não foram lavados.

Na aplicação é válido ter maior atenção nas áreas onde a oleosidade é mais intensa e onde ela é mais aparente, como nas laterais da cabeça por exemplo. O processo de aplicação é muito rápido e pode ser feito em poucos minutos. Veja os passos abaixo para saber como usar o shampoo a seco corretamente:


Agite a lata do produto por alguns segundos.
Divida o cabelo em mechas.
Aplique o produto nos fios a uma distancia média de 30cm.
Deixe o produto agir por alguns instantes.
Massageie o couro cabeludo para que o produto se espalhe.
Escove os cabelos para remover o excesso de produto nos fios.

Veja o vídeo abaixo da blogueira Beca Brait que ensina na prática como usar o shampoo seco e complementa os passos enunciados anteriormente
:


9 perguntas e respostas sobre o shampoo seco

Ao conhecer este produto muitas dúvidas podem surgir, principalmente a respeito do uso, das indicações e limitações. O produto é muito democrático e de fácil utilização, porem é importante ressaltar que se sintomas estranhos surgirem e persistirem, é fundamental buscar ajuda de um especialista.

Com a colaboração da dermatologista Thais Aparecida Oliveira Rodrigues, médica dermatologista do Instituto de Pesquisa e Ensino Médico – IPEMED, preparamos esta série de perguntas e respostas para sanar as principais dúvidas a respeito do uso deste produto que conquistou as brasileiras.

Foto: Getty ImagesFoto: Getty Images

1. O shampoo a seco pode substituir o shampoo tradicional?

Thais Rodrigues: Não, é importante dizer que os cabelos precisam ser lavados com água, shampoo e condicionador, adequados para a necessidade principal de cada tipo de fio, porém o shampoo a seco pode ser um grande aliado para aquelas situações esporádicas em que não é possível lavar os cabelos com água. Este tipo de shampoo reduz a oleosidade aparente dos fios, disfarça odores e promove mais movimento e volume ao cabelo. É ideal para aquele compromisso de última hora, pois proporciona leveza e frescor aos fios.

2. Posso usar shampoo a seco todos os dias?

Thais Rodrigues: O ideal é manter uma rotina de cuidado dos fios, lavando com água e shampoo em dias alternados, e reservar o shampoo a seco para aqueles dias mais corridos, ou em que o cabelo ganhou um aspecto oleoso antes da próxima lavada. Logo, desde que se respeitem esses cuidados, ele pode ser usado com a frequência desejada. Não manter essa rotina de higienização dos fios, pode provocar descamação, coceira e até dermatites no couro cabeludo.

3. Posso usar shampoo a seco logo após lavar o cabelo com shampoo tradicional?

Thais Rodrigues: Não há necessidade, pois a principal função do shampoo a seco é retirar o excesso de oleosidade do cabelo, porém ele pode também proporcionar volume e movimento aos fios, se usado da maneira correta e com os fios já secos.

4. Pode ser usado em qualquer tipo de cabelo, como por exemplo, cabelos secos?

Thais Rodrigues: Sim, ele pode ser usado em todos os tipos de cabelo, mas com cautela, observando se o resultado foi o esperado para aquele tipo de cabelo. Normalmente, ele é um grande aliado de quem tem cabelos oleosos ou com raiz oleosa e ponta seca, pois ajuda de forma eficiente a reduzir essa oleosidade sem ressecar os fios, portanto não o impede de ser usado em cabelos secos.

5. Pode ser usado por quem tem caspa?

Thais Rodrigues: A caspa ocorre por uma desordem do couro cabeludo e deve ser tratada adequadamente. O uso do shampoo a seco nesses casos pode evidenciar ainda mais a descamação, logo ele deve ser usado no couro cabeludo saudável, sem irritação, descamação ou outras lesões.

6. Ele pode prejudicar quem tem queda de cabelo?

Thais Rodrigues: A queda de cabelos pode ter diversas causas e deve ser analisada criteriosamente pelo médico, logo, se usado de forma esporádica e correta, mantendo uma distância de 15 a 20 centímetros de distância do cabelo, evitando a obstrução dos poros e mantendo a higienização tradicional dos fios, o shampoo a seco não é capaz de provocar ou acelerar a queda dos fios.

7. Qual a diferença entre talco comum e o shampoo a seco?

Thais Rodrigues: Eles têm função semelhante, porém o shampoo a seco foi desenvolvido com composição mais suave e menos agressiva, a fim de deixar menos resíduos e evitar a obstrução dos poros.

8. Pode-se fazer chapinha após utilizar o shampoo seco?

Thais Rodrigues: O ideal é fazer o procedimento desejado, como a chapinha, antes de aplicar o shampoo a seco, pois assim ele garante mais movimento e volume aos fios. Ele é muito utilizado por cabeleireiros para finalizar penteados.

9. Quem tem cabelo muito escuro, precisa ter algum outro cuidado (para evitar que fique com aspecto acinzentado)?

Thais Rodrigues: Sim, já existe no mercado shampoo a seco para os diferentes tons de cabelo. Porém, alguns cuidados devem ser observados para não deixar resíduos e consequentemente evitar o aspecto acinzentado nos fios. Os jatos devem ser feitos na direção da raiz, obedecendo a distância indicada. Use uma toalha para retirar a película que porventura se forme e o secador de cabelo na temperatura fria também pode auxiliar na remoção do excesso de produto.

Saiba onde encontrar seu shampoo seco

Este produto frequentemente pode ser encontrado em várias farmácias e lojas de cosméticos, mas se você não encontrar na sua cidade ou preferir a comodidade da compra online, veja a galeria abaixo e saiba quais sites dispõem destes produtos para compra. Com certeza você vai encontrar um apropriado para a sua cor de cabelo ou para criar o efeito mate tão desejado.

FONTE: DICAS DE MULHER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...