domingo, 19 de julho de 2015

Truques de decoração para fazer sua cozinha parecer MUITO maior


Quem vive em apartamento pequeno sabe: a cozinha é um dos ambientes que mais sofre com a falta de espaço. A boa noticia é que com alguns truques simples é possível acabar com a sensação de aperto e ganhar um cômodo mais amplo. 

Todo mundo sabe que a cozinha é o lugar do coração. Mesmo que seus amigos estejam visitando sua casa pela primeira vez, é na cozinha que eles vão acabar se juntando, pode reparar. Então é claro que a cozinha dos sonhos é aquela cheia de espaço, utensílios e um monte de gente reunida.

Essa cozinha imaginária infelizmente está longe da realidade dos dias de hoje, que normalmente significa pouco espaço na bancada, área de circulação estreita e disputa de lugar com a lavanderia.

Mas não se preocupe. Ainda é possível fazer sua pequena cozinha parecer maior, otimizar o espaço de trabalho e ainda deixá-la bonita. Assim, não tem problema quando sua amiga for buscar cerveja na geladeira e acabar ficando para conversar enquanto você termina o jantar.

Cor é tudo em espaços pequenos
Sabe aquela regra das cores claras? O melhor truque para fazer qualquer lugar parecer maior é pintar tudo de branco. Mas para não ficar na mesmice, pinte ao menos uma das paredes de outra cor. É só escolher tons como amarelo, azul, lavanda ou rosa, mas bem clarinhos.



Continue nos armários
Um bom truque para fazer a cozinha parecer maior é colocar armários da mesma cor das paredes, pois dá impressão de continuidade do espaço. Outra ideia para fazer tudo parecer mais amplo e ainda fugir da mesmice do “tudo branco”, é fazer as portas dos armários de vidro. Só não vale encher os armários de bagulho porque perde o efeito.

Pense bem no seu espaço
Antes de investir em armários sob medida, pense em todos os utensílios que você realmente tem e precisa guardar. Dessa forma, você não vai ocupar espaço precioso com armários que não vai usar ou que não servem para guardar o que você tem porque as prateleiras foram mal dimensionadas. Só depois converse com seu marceneiro para planejar tudo.



Desapegue
Sim, esta regra de ouro do guarda-roupa e dos acessórios também serve para a cozinha. Para quem tem pouco espaço não vale a pena ter um liquidificador, um multiprocessador e uma centrífuga. Provavelmente você consegue se virar com um bom liquidificador apenas.

Outra coisa é pensar se você precisa de 10 panelas e 32 facas. Se você não cozinha para um batalhão, uma pequena lista de utensílios já resolve: 3 panelas (grande, média, pequena), 1 frigideira e 4 facas (uma de pão, uma grande para carnes, uma média para legumes e outra pequena para frutas).

Potencialize a luz natural
Esqueça as cortinas, deixe o sol entrar e opte por prateleiras abertas no lugar de alguns armários. Lembre-se apenas de deixar nas prateleiras a sua louça mais bonita ao invés do liquidificador velho.



Personalize o cantinho culinário
Não é porque sua cozinha é pequena, que ela não vai ser bonita e ter o seu toque pessoal. Um bom jeito de estender a decoração do resto da casa até a cozinha, é colocar um quadrinho naquela parede que não tem armário. Pode ser um pôster criativo, um quadrinho com frutas ou até uma frase legal.

Outra maneira é adotar vasinhos de temperos, suculentas ou cactos. Eles normalmente tem tamanho reduzido, não dão trabalho e refrescam qualquer cantinho de bancada ou janela.

Disfarçar os mantimentos também vira decoração. Eles podem ser colocados em latas coloridas ou em potes de vidro. Acrescente um vasinho de flores do lado e eles ficam bonitos instantaneamente.



Faça sua cozinha brilhar
No mais, aprenda como limpar a casa de um jeito mais prático e deixe sua cozinha sempre limpinha e arrumada. Uma pia cheia de louça suja ou panelas em cima do fogão deixam qualquer cozinha claustrofóbica.

E vocês, tem alguma dica de planejamento ou decoração para fazer uma cozinha pequena parecer maior?

THINKSTOCK




Substitua as portas de madeira dos armários por portas de vidro translúcido, que deixam visíveis as paredes de trás do móvel, aumentando a visão horizontal e fazendo com que o ambiente pareça mais amplo.

FONTE: VIDA LOUCA DE CASADA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...